Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 4 de junho de 2025

Resíduos do Nordeste distribuiu baldes de compostagem pela população em Macedo de Cavaleiros

 A Resíduos do Nordeste (RM) distribuiu, esta terça-feira, em Macedo de Cavaleiros, caixotes de lixo orgânico, em prol da sustentabilidade.


Tornar o planeta mais verde foi o objetivo do Geopark Terras de Cavaleiros e da Resíduos do Nordeste, com a distribuição de baldes de compostagem pela população. Rafael Vaz, representante da RM, salientou a importância da compostagem, e porque um gesto simples pode fazer toda a diferença.

“Nós temos compostores domésticos para oferecer para as pessoas que têm a possibilidade de ter uma horta ou um jardim em casa fazerem a própria compostagem no local. E estamos agora também aqui a distribuir esses baldes de compostagem para as pessoas, que colocarem os resíduos antes de iniciarem o processo de compostagem. Já antigamente os nossos antepassados faziam este processo de compostagem, só que aqui digamos que temos um melhoramento da performance, temos um compostor, antigamente faziam um buraco na terra e aqui nós com o compostor temos um ambiente mais controlado onde conseguimos melhorar este processo de compostagem”, explica.

A população aderiu com entusiasmo e elogiou a iniciativa, mostrando que, com pequenos passos, pode-se contribuir para um futuro mais sustentável.

“Sei para que é, aliás eu já faço isso, separo os lixos e os restos domésticos ponho-os numa estrumeira para adobar a terra”, refere Amélia Panda.

“Explicaram-me que é para pôr os alimentos, para pôr na horta”, aprendeu Maria Albertina.

Outra habitante questionada sobre o facto se na região a reciclagem é um hábito, Fátima Clemente respondeu prontamente: “Acho que não”.

Esta ação de sensibilização decorreu, no âmbito da Semana Europeia de Geoparques, junto ao jardim 1º de Maio, em frente à Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros.

A iniciativa já passou por Bragança e Miranda do Douro e agora Macedo de Cavaleiros. Os próximos destinos serão Mirandela e Vila Flor, segundo Rafael Vaz.

Escrito por Rádio ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário