Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 2 de julho de 2025

Nota de Imprensa | Alfândega da Fé promove a primeira edição do Festival das Sopas das Segadas

 No próximo dia 12 de julho, a tradição vai à mesa em Alfândega da Fé, com a realização do I Festival das Sopas das Segadas, uma iniciativa que celebra um dos pratos mais emblemáticos da região e que promete atrair residentes e visitantes ao Mercado Municipal, a partir das 19 horas.
Esta será a primeira edição deste festival gastronómico.



Alfândega da Fé promove a primeira edição do Festival das Sopas das Segadas

No próximo dia 12 de julho, a tradição vai à mesa em Alfândega da Fé, com a realização do I Festival das Sopas das Segadas, uma iniciativa que celebra um dos pratos mais emblemáticos da região e que promete atrair residentes e visitantes ao Mercado Municipal, a partir das 19 horas.
As Sopas das Segadas são uma receita tradicional desta época do ano, associada ao alimento dos segadores de outros tempos. À base de bacalhau, pão, ovos, condimentos e regada com bom azeite da bio região dos Lagos do Sabor, este prato carrega consigo história, memória e o sabor autêntico da terra.
Este evento é promovido pelo Município de Alfândega da Fé com o objetivo de valorizar a gastronomia local, preservar a identidade cultural e promover o território. “Com este festival, queremos valorizar um prato que faz parte da nossa identidade e que merece ser partilhado com quem nos visita.” afirma a Vice Presidente da Câmara Municipal de Alfândega da Fé, Maria Manuel Silva, que espera que este festival gastronómico seja o primeiro de muitos: “Esperamos que esta primeira edição seja um sucesso e que se transforme numa tradição anual, reforçando o orgulho que temos na nossa gastronomia e na nossa cultura.”
O festival contará com a participação de quatro restaurantes locais – o Restaurante S. Sebastião, O Restaurante Garfo 2, o Restaurante O Jardim e a Comissão de Festas em Honra do Mártir S. Sebastião, de Alfândega da Fé – que irão apresentar a sua versão desta iguaria tradicional. Durante o evento, o público será convidado a provar as diferentes sopas e a votar na sua favorita, no âmbito do Concurso das Sopas das Segadas.
A entrada tem um custo de 12,5€ para adultos e 7,5€ para crianças até aos 12 anos, e inclui a oferta do Kit Segador (prato e caneca de barro) e uma bebida. Os bilhetes vão estar em pré venda na Casa da Cultura Mestre José Rodrigues. A lotação será limitada à capacidade do espaço.
A noite será ainda animada com atuações musicais de Gabriela Lemos e Eduardo Beça e Pinto’s Guitar Fado, garantindo um ambiente festivo de convívio e partilha.


Sem comentários:

Enviar um comentário