Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 15 de setembro de 2025

GUERRA JUNQUEIRO: A VOZ DE FREIXO DE ESPADA À CINTA QUE AINDA ECOA NA LITERATURA PORTUGUESA

 Freixo de Espada à Cinta assinala hoje, dia 15 de setembro, o nascimento de Abílio Guerra Junqueiro, figura incontornável da literatura portuguesa, nascido neste concelho em 1850. Poeta, pensador e defensor de causas sociais, Guerra Junqueiro é recordado como um dos grandes nomes da cultura nacional, cuja obra continua a inspirar leitores e a marcar a identidade literária do país.


Reconhecido pelo seu estilo combativo e pela força das suas palavras, Guerra Junqueiro deixou uma vasta produção literária, atravessada por temas como a liberdade, a justiça social e o amor à pátria. A sua escrita, profundamente ligada à natureza e ao território duriense, é considerada uma das mais relevantes expressões do romantismo e do realismo portugueses.

Nos últimos anos, o município tem vindo a reforçar o trabalho de valorização da vida e obra do autor, promovendo iniciativas culturais dirigidas tanto à população como à comunidade escolar, ações que visam não apenas manter viva a memória do poeta, mas também projetar a imagem de Freixo de Espada à Cinta como berço de uma das figuras mais marcantes da cultura portuguesa.

A homenagem a Guerra Junqueiro, mais do que um gesto de celebração, é também uma afirmação do património cultural da região e do seu contributo para a história literária do país.

Jornalista: Luís Lopes
Foto: CM Freixo de Espada à Cinta

Sem comentários:

Enviar um comentário