A iniciativa é da AlmaTUA – Associação para a Prevenção da Doença & Promoção da Saúde Mental que pretende dar repostas à comunidade neste âmbito.
“No ano passado tivemos a ideia de criar as primeiras jornadas de saúde mental com este propósito, ou seja, informar a comunidade, e informar os profissionais acerca de temas, porque a realidade é que pouco se informa cá e pouco existe nesta dimensão no distrito, em geral. E, como correu muito bem, este ano decidimos voltar a trazer as jornadas e contamos que estamos outros profissionais, acho que mantém apenas um. Temos psicólogos, psiquiatras, uma assistente social, uma neurologista, dois médicos de família, e vão falar sobre temas diferentes”, explica Ana Rita João, psicóloga da AlmaTua.
As jornadas abrem portas pelas 08h30 e decorrem durante todo o dia, com diferentes temas e a participação de vários palestrantes.
“A nossa primeira mesa é a prevenção da doença mental no Nordeste Transmontano. Depois temos, por exemplo, um tema que se foca na prevenção das doenças neurodegenerativas. A segunda mesa será sobre a dor e o sofrimento, a perspetiva da medicina geral e familiar e da neurologia. Posteriormente temos uma terceira mesa que é sobre o apoio médico na avaliação do estado de saúde e suporte à família. Seguem-se as terapias cognitivas baseadas em mindfulness, ou seja, a base da prevenção de recaídas na depressão. Ainda a promoção da saúde infantil, estratégias e intervenientes, ativação comportamental e para terminar vamos ter comunicações livres, que se tratam de estudos realizados por alunos de mestrado”, conclui.
As inscrições já se encontram abertas. O valor é de 15,00 euros por pessoa. Para grupos com três a cinco participantes, o valor é de 12,50 euros. As fichas de inscrições encontram-se disponíveis na AlmaTua e no Facebook desta associação.



Sem comentários:
Enviar um comentário