Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 1 de setembro de 2025

“Tenaz – Mirandela na Ponta dos Dedos” encheu Estação das Artes de gente para provar o melhor da região

 Vários chef’s de renome foram convidados a transformar alguns dos produtos mais emblemáticos de Mirandela, de forma a dar a conhecer as suas potencialidades e mostrar que podem ser trabalhados de múltiplas formas


É cada vez mais importante dar a conhecer o que de melhor tem a região a nível de sabores. A ideia é do chef transmontano Eurico Castro, que marcou presença, sexta e sábado, na primeira edição do Tenaz – Mirandela na Ponta dos Dedos, que decorreu na Estação das Artes.

Vários chef’s de renome foram convidados a transformar alguns dos produtos mais emblemáticos de Mirandela, de forma a dar a conhecer as suas potencialidades e mostrar que podem ser trabalhados de múltiplas formas.

Eurico Castro considera que estas apostas servem para acrescentar valor ao melhor de Trás-os-Montes: os produtos locais. “É com este tipo de eventos que se chega lá. O concelho de Mirandela vive muito dos seus produtos, do azeite, da alheira, dos hortícolas, tudo isso é a coluna da nossa economia. Se não forem estes empurrões temo que nunca cheguemos lá”.

Álvaro Dinis Mendes, que integra um projeto de cozinha criativa vegetariana, em Guimarães, foi um dos chef’s convidados. Criou um bolo de bolota, com figo, queijo e mel, o produto que lhe coube trabalhar. Também considera que é imperioso mostrar o que há nesta região e acrescentar modernidade ao que já se trabalha há diversos anos. “Eu acho que temos de começar a entender que Portugal tem um valor gastronómico incrível e nós temos de começar a trabalhar esses produtos, ir buscar o que a tradição nos deixou e aquilo que podemos acrescentar com as novas técnicas de cozinha moderna. Devemos fazer um ajuste entre os dois caminhos, modernidade e ancestralidade”.

Isabel Pires foi uma das várias apreciadoras de comida que passou pelo festival. A criatividade e a junção de sabores deixou-a rendida à iniciativa. “Gosto de experimentar coisas novas e é bom para dinamizar a cidade”.

Margarida Duque, da câmara de Mirandela, organizadora do Tenaz, esclareceu que este festival é para continuar e, no próximo ano, trabalhar outros produtos locais. “Achávamos que isto ia ser um sucesso e, se calhar, excedeu as expetativas. Esperamos que este seja o primeiro de vários eventos até porque há muitos produtos endógenos para serem valorizados”.

O Tenaz contou ainda com chef’s como Rui Paula, Vítor Adão, Óscar Geadas, Luís Martins, Jorge Vaz e Vítor Matos. Produtos como a Alheira de Mirandela, o morango de São Pedro Velho, o azeite, a batata, o queijo de cabra, o cabrito e o mel foram transformados em verdadeiros pratos de comer e chorar por mais.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário