segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Ronda da Chouriça em Baçal

Na aldeia de Baçal, em Bragança, ainda se cumpre a tradição dos Reis. Na tarde de sábado os caretos voltaram a sair à rua para fazer a ronda da chouriça. De porta em porta, os mascarados dão as boas festas e recebem fumeiro em troca. No domingo os colóquios são entoados no centro da aldeia.  
Os segredos daqueles que se portaram menos bem durante o ano anterior são descobertos, mas como é tradição ninguém leva a mal.Os caretos lançam a desordem na aldeia. A corrida à chouriça é uma tradição antiga na aldeia de Baçal por altura dos Reis.
Os mascarados entram nas casas e nas adegas das pessoas que lhe oferecem fumeiro em troca de um desejo de Bom ano. De máscara na cara e com fatos coloridos os caretos não poupam os participantes na festa.“Levei com cinza em cima da cabeça. Fiquei com o cabelo branco. Não podemos levar a mal, porque é pior”, afirma um participante. “Isto toca a todos, a quem passa por aqui”, afirma o presidente da Junta de Baçal.“Foi sempre esta tradição.
É uma brincadeira e as pessoas não levam a mal. Só quando fazem coisas mal feitas. E já aconteceu. Fizeram coisas mal feitas a uma pessoa e estava irritada”, conta uma habitante. Mas não vale a pena entrar em guerra com os caretos. Rua acima rua abaixo os mascarados fazem a ronda pelas adegas para provar o vinho novo.
“Nós fazemos todo o gosto em que eles venham cá. Eles vêm dar as Boas Festas. Nós recebemos e damos-lhe aquilo que temos. Ninguém leva a mal, é uma brincadeira e é uma festa. Devem manter esta tradição. Se um dia desaparecer é triste”, afirma outro habitante.


Escrito por Brigantia
in:brigantia.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário