sexta-feira, 27 de abril de 2012

Autarcas do distrito exigem explicações à ULS

Os autarcas do distrito de Bragança não estão satisfeitos com a forma como está a ser tratada a saúde dos seus munícipes e, por isso, querem uma reunião urgente com os responsáveis da Unidade Local de Saúde do Nordeste. Isso mesmo ficou decidido ontem, numa reunião na Associação de Municípios da Terra Fria, convocada pelo autarca de Vimioso, José Rodrigues. “Todos os colegas do distrito deram conta dos problemas que existem nos centros de saúde. 
Vamos colocar esses assuntos à ULS e aos responsáveis para ver se resolvem esses constrangimentos. Vamos fazer um relatório para entregar responsáveis. A ULS passou em todas câmaras para ver quais eram os constrangimentos. Foram-lhes dados esses constrangimentos. Penso que estarão a resolvê-los”, afirmou.Desta vez, os 12 concelhos estiveram representados, ao contrário do que aconteceu em reuniões anteriores. 
Mas a discussão acabou por não agradar a todos. O presidente da câmara de Mogadouro, por exemplo, era dos mais inconformados no final, acerca do papel que os autarcas deveriam assumir. “Mas há algum papel dos autarcas? Não há nenhum papel dos autarcas. Os autarcas que estão aqui, cada um ‘puxa a brasa à sua sardinha’, cada um puxa ao seu bairrismo, aos interesses do partido em que está inserido… Mas isso é alguma coisa?”, questionou o autarca.
O social democrata Moraes Machado a pedir mais união dos presidentes de câmara do distrito de Bragança.Mas Berta Nunes, autarca socialista, acredita que a falta de união não é o problema, mas a falta de valências da saúde.“O problema não é que não exista consenso porque os problemas que se colocaram há dois meses atrás são os mesmos que hoje foram aqui colocados, agravados por mais algumas situações que entretanto se verificaram. 
Nomeadamente a saída de vários fisioterapeutas que foram colocados por concurso noutros centros de saúde e por isso têm deixado alguns centros de saúde sem fisioterapeuta”, referiu. E acrescentou ainda: “ E foi hoje aqui referido que as grávidas que têm de fazer a ecografia do último trimestre da gravidez estão a ir neste momento à Clipóvoa em Amarante, quando dantes o faziam no hospital. 
E há outras questões que foram aqui colocadas… É urgente reunirmos com a ULS para ver se já há soluções para estas questões”. Da parte da ULS, Armandino Raposo, o director clínico dos cuidados de saúde primários, garante que a questão das valências será resolvida já no mês de Maio. 
“Vamos manter todas as valências pelo menos enquanto pudermos. Se calhar poderemos diminuir o número quantitativo de técnicos. 
Nós queremos manter todas as valências do modo possível. Quantitativamente é provável que não se mantenham todos os técnicos. No próximo mês, o mais tardar aqueles centro de saúde que perderam as valências devem voltar a tê-las”, revelou.Apesar de não garantir a recuperação de todas as valências, Armandino Raposo diz que serão retomadas todas as possíveis.


Escrito por Brigantia (CIR)
in:brigantia.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário