terça-feira, 24 de abril de 2012

Espinhoso vai ter um lar de idosos


A aldeia de Espinhoso, no concelho de Vinhais, vai ter um lar de idosos. As obras já arrancaram e o novo equipamento social deverá abrir as portas no final do Verão do próximo ano.
O presidente do Centro Social e Recreativo de Espinhoso, Paulo Silva, diz que esta obra é um sonho antigo da população.“A associação foi fundada por pessoas voluntárias em 2007 e até agora têm-se reunido esforços para se conseguir fazer este equipamento extremamente importante, que é de uma grandeza enorme. É um sonho meu e dos membros da associação, mas também do povo e do padre Joaquim S. Vicente, que nos deixou uma quantia avultada em dinheiro”, realça Paulo Silva. 
Este equipamento social vai servir a freguesia de Candedo, à qual pertencem as aldeias de Espinhoso e Aboá, mas também as freguesias vizinhas de Valpaços, Vale de Janeiro, Curopos e Alvaredos. O lar vai ter capacidade para 15 idosos, mas Paulo Silva garante que as instalações vão permitir aumentar o número de vagas caso haja muita procura.“Este lar tem a valência de Centro de Dia e apoio domiciliário com capacidade para servir 30 utentes cada valência. 
O lar vai funcionar com 5 quartos duplos e cinco individuais, com as novas regras da segurança social poderá passar de 15 para 25 vagas, com os quartos individuais a passar a duplos e os duplos a triplos”, realça o presidente da associação.  
Este equipamento também vai criar emprego na zona sul do concelho de Vinhais.“Vai-se tornar a maior entidade empregadora da freguesia, porque empregará cerca de 12 pessoas”, garante Paulo Silva.O lar de espinhoso representa um investimento de cerca de 700 mil euros, comparticipados em cerca de 200 mil euros pelo PRODER, aos quais se junta um donativo de 150 mil euros do Padre Joaquim S. Vicente, que vai dar o nome ao lar. 


Escrito por Brigantia (CIR)
in:brigantia.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário