segunda-feira, 30 de abril de 2012

VMER de Bragança passa a ser da responsabilidade da ULS


A partir desta terça-feira, a operacionalidade da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) de Bragança é garantida pelo serviço de Urgência da Unidade Hospitalar da capital de distrito. Até agora a gestão das equipas da VMER era feita pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).
O director Clínico da Unidade Local de Saúde do Nordeste (ULS) garante que durante o mês de Maio a VMER vai ter uma taxa de operacionalidade de cem por cento. Domingos Fernandes sublinha que o objectivo desta medida é servir melhor os utentes do distrito de Bragança.“Vamos desde já integrar a VMER de Bragança no serviço de urgência Médico cirúrgica. Ou seja, vamos ter a equipa que faz o pré-hospitalar, médico e enfermeiro, integrado na Unidade do Doente Crítico. Isto permite dar uma continuidade de cuidados desde a casa do doente até um serviço que presta cuidados definitivos ao mesmo doente, ou seja, conseguimos ver de uma forma mais integrada a abordagem global dos doentes críticos”, explica o director clínico.
Esta medida surge na sequência de uma directiva do Ministério da Saúde, que prevê a integração dos cuidados pré-hospitalares nos serviços de urgência até ao início de Novembro. Domingos Fernandes afirma que a ULS avançou já com a integração da VMER por considerar este processo vantajoso para os utentes e profissionais de Saúde.“É vantajoso porque permite uniformizar critérios, protocolos, formas de trabalhar. O grande objectivo é melhorar o prognóstico do doente e com este acompanhamento integral sentimos que é um incentivo para os profissionais trabalharem ainda mais neste projecto. Foi uma transição pacífica para os profissionais”, garante Domingos Fernandes.  No âmbito deste processo de integração de serviços também está previsto integrar a ambulância de Suporte Imediato de Vida na Urgência de Mirandela. 


Escrito por Brigantia (CIR)
in:brigantia.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário