terça-feira, 6 de agosto de 2013

Capela de Nossa Senhora de Jerusalém e cruzeiro

Portugal, Bragança, Mirandela, Romeu
Arquitectura religiosa, quinhentista e do séc. 20. Capela quinhentista de planta longitudinal simples, interiormente com iluminação unilateral. 
Fachadas rebocadas e pintadas, à excepção da principal, que é em alvenaria de pedra aparente, termina em empena truncada por sineira e é rasgada por portal de verga abatida; fachadas laterais com perpianhos nos cunhais, terminadas em beirada simples, a esquerda rasgada por porta travessa de verga recta e a oposta por fresta e janela. Fachada posterior cega, terminada em empena. Cruzeiro do séc. 20 com fuste quadrangular, capitel cilíndrico sobreposto por molduras rectilíneas horizontal e verticais e cruz de braços quadrangulares com resplendor.
Número IPA Antigo: PT010407260191
Categoria
Monumento
Descrição
CAPELA: Planta longitudinal, de massa simples e volume único com cobertura homogénea em telhados de duas águas. 
Fachadas rebocadas e pintadas de branco, com cunhais em perpianhos, à excepção da fachada principal que é em alvenaria de granito aparente, e terminadas em beirada simples. Fachada principal virada a S., terminada em empena truncada por sineira, em arco de volta perfeita sobre pilares, albergando sino, e terminando em perfil curvo, coroada por cruz latina de braços quadrangulares, frontalmente percorridos por sulco e com resplendor na zona do encontro dos braços. É rasgada por portal de verga abatida, inscrita ao centro com ANNO DE 1596, e percorrida por filete, sendo encimado por dois silhares em ângulo sobre três formando volutas estilizadas. Fachada lateral esquerda rasgada a meio por porta travessa de verga recta e moldura simples, e a oposta por fresta de capialço e janela rectangular, moldurada e gradeada. Fachada posterior cega e terminada em empena. CRUZEIRO composto por soco de dois degraus escalonados de planta quadrangular, base também quadrangular, de ângulos arredondados e topo terminado em quarto de círculo côncavo reverso; coluna de fuste quadrangular de arestas suaves e inferiormente acentuado com capitel cilíndrico sobreposto por friso rectangular horizontal relevado com quatro outros verticais no alinhamento dos braços da cruz. É coroado por cruz latina, de secção quadrangular, com ponta de diamante nos topos e tendo pequeno resplendor nos ângulos.
Acessos
Largo da Paz
Protecção
Inexistente
Grau
5 - registo em pré-inventário com um preenchimento mínimo dos campos… e pressupondo a existência de um registo iconográfico.
Enquadramento
Urbano, isolado, a 429 m de altitude, disposto paralelamente à via pública que atravessa a povoação e que conduz à Igreja Paroquial (v. PT010407260134), sem separador da mesma. O cruzeiro ergue-se em frente da capela, inserido em plataforma quadrangular, de nível rebaixado e delimitada por lajes. A capela e cruzeiro são parcialmente enquadrados por jardim, com espaço arelvado, canteiros de roseiras e bordejado por arbustos. Nas imediações da capela, ergue-se o restaurante tradicional Maria Rita e fonte de espaldar, terminado em cornija recta com lápide inscrita com a data de 1975, e tanque lavadouro coberto por alpendre de madeira e cobertura de telha, sobre pilares de betão.
Descrição Complementar
Utilização Inicial
Religiosa: capela / cruzeiro
Utilização Actual
Religiosa: capela / cruzeiro
Propriedade
Privada: Igreja Católica
Afectação
Sem afectação
Época Construção
Séc. 16 / 20
Arquitecto / Construtor / Autor
Desconhecido.
Cronologia
1596 - data inscrita na verga do portal da capela assinalando a sua construção; 1758, 26 Abril - o padre António Marques nas Memórias Paroquiais da freguesia refere a existência da Capela da Senhora de Jerusalém e São Marcos do termo do lugar e o ermitão da mesma; séc. 20 - época provável da construção do cruzeiro.
Características Particulares
Capela de construção quinhentista, com portal percorrido por filete esculpido e verga inscrita, encimada por três silhares formando volutas. Os vãos da fachada lateral esquerda, de diferente modinatura, serão de construção díspar. Cruzeiro de linhas geométricas.
Dados Técnicos
Sistema estrutural de paredes portantes.
Materiais
Estrutura em alvenaria de granito aparente ou rebocada e pintada; cunhais, sineira e molduras dos vãos em cantaria de granito; vidros simples; grades de ferro; portas de madeira; cobertura de telha.
Bibliografia
CAPELA, José Viriato, BORRALHEIRO, Rogério, MATOS, Henrique, OLIVEIRA, Carlos Prada de Oliveira, As Freguesias do Distrito de Bragança nas Memórias Paroquiais de 1758. Memórias, História e Património, Braga, Barbosa Xavier, Ldª, Artes Gráficas, 2007.
Documentação Gráfica
Documentação Fotográfica
IHRU: DGEMN/DSID
Documentação Administrativa
Intervenção Realizada
Observações
EM ESTUDO
Autor e Data
Paula Noé 2009

in:monumentos.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário