quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Câmara de Alfândega promove o envolvimento das Juntas de Freguesia na área social

Reunião com autarcas recém-eleitos deu a conhecer necessidades e projetos no terreno. A Câmara Municipal de Alfândega da Fé quer fazer das Juntas de Freguesia parceiros privilegiados na implementação e dinamização de projetos de âmbito social.
Numa altura em que a função social das autarquias ganha cada vez mais relevância, a Câmara de Alfândega da Fé entende que é necessário um esforço conjunto para fazer face aos desafios que se colocam nesta área. Isso mesmo foi referido pela presidente da autarquia, Berta Nunes, durante uma reunião com os representantes das freguesias.
Com dois temas como ponto de ponto de partida, o apoio à população idosa que vive sozinha e o funcionamento da Unidade Móvel de Saúde, este encontro pretendia sensibilizar os autarcas para estas temáticas e dar a conhecer o trabalho que já está no terreno.
Na altura, os responsáveis ficaram a conhecer o resultado de um levantamento que autarquia realizou para avaliar o número e as condições de vida de idosos que vivem sozinhos nas várias freguesias. Dados que apontam para necessidade de reforçar o apoio e a rede de voluntariado, que já funciona nalguns locais. Um campo em que o envolvimento da Junta de Freguesia se assume como primordial.
Para além disso, foram dadas a conhecer boas práticas neste campo. É o caso de freguesias que ao abrigo do programa “Património Ativo” requisitaram técnicos que já estão no terreno a avaliar e apoiar a população, principalmente a mais idosa. Este foi apontado como um dos caminhos a seguir, ao mesmo tempo que se abordou a necessidade de apoiar e dinamizar atividades de promoção do envelhecimento ativo. Algumas destas atividades como aulas de informática ou educação física já decorrem em várias aldeias, numa parceria estreita com a Liga dos Amigos do Centro de Saúde de Alfândega da Fé. O objetivo é alargar esta rede.
A reunião serviu também para informar sobre o funcionamento da Unidade Móvel de Saúde. Com um corpo técnico constituído por uma enfermeira, dietista e fisioterapeuta a ideia passa por otimizar esta resposta de saúde de proximidade, quer em termos de periodicidade das visitas às aldeias, quer no alcance do serviço.
Berta Nunes, entende que este tipo de encontros são fundamentais. “È preciso envolver e informar os Presidentes de Junta sobre as respostas existentes, os recursos, as soluções. Pois são eles que estão nas localidades, que têm um maior conhecimento do terreno e pela proximidade são também, muitas das vezes, a quem as pessoas se dirigem para procurar ajuda. Esta função das Juntas tem que ser potenciada.
É também importante que as Juntas de Freguesia se assumam como colaboradores ativos nos projetos desenvolvidos pela autarquia ou parceiros. Mas para que tal aconteça têm que saber o que existe e como funciona, só assim poderão informar, encaminhar e apoiar. Numa altura em que temos muitos Presidentes de Junta novos, consideramos que era importante realizar esta reunião”, disse.
A Câmara Municipal de Alfândega da Fé pretende continuar a promover estas ações dedicando-as a diferentes áreas de atuação municipal.

in:noticiasdonordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário