Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Imóveis degradados vão pagar mais IMI

Foi aprovada hoje na Assembleia Municipal de Bragança a descida da taxa do IMI – Imposto Municipal sobre Imóveis no concelho.
A Câmara propôs baixar a taxa em duas centésimas percentuais, passando de 0,35 para 0,33 por cento.
Ainda assim, o presidente da Câmara de Bragança, Hernâni Dias, não tem dúvidas que em tempo de crise esta redução da taxa de IMI é significativa para o orçamento das famílias.
“É significativo tendo em conta a situação sócio-económica que nós estamos a atravessar e se pensarmos que isso se traduz numa redução de cerca de seis por cento do imposto e que esse é um montante que vai ficar na posse das famílias do nosso concelho creio que é significativo. Podemos estar a pensar que são valores baixos, mas serão sempre baixos também em função daquilo que cada pessoa pagará como imposto”, realça o autarca. 
A proposta apresentada pela autarquia foi aprovada com a maioria dos votos, da bancada do PSD.
A oposição votou contra. PS, CDU, CDS-PP e Movimento Sempre Presente defendem uma redução maior da taxa do IMI.
“O PS votou contra a proposta apresentada pela Câmara que baixa em duas centésimas o valor do IMI, que nos parece manifestamente pouco. E a Câmara que se diz de boa saúde financeira está a ter uma atitude egoística, porque baixa apenas em duas centésimas que é insignificante para as pessoas”, afirma Bruno Veloso.
Já António Morais, da CDU diz que “aquilo que é apresentado é uma falácia. “Há efectivamente uma baixa percentual, mas dadas as novas avaliações há uma carga acrescida da despesa por parte do munícipe”, acrescentou.
O CDS também se opôs. “Esta redução de 0,02 por cento é apenas para cumprir uma promessa eleitoral, é um engano, porque não vai ter significado no IMI que os brigantinos vão pagar”, disse Francisco Pinheiro.
O Movimento Sempre Presente esteve ao lado da oposição. “Foi-nos dito que a Câmara Municipal estaria de boa saúde financeira, o que permitiria que o executivo se cola-se aos valores mínimos, de 0,3 por cento, e isso sim teria um impacto na economia familiar”, justificou Cláudia Guedes de Almeida. 
O município aprovou, ainda, o agravamento da taxa do IMI para imóveis em mau estado de conservação.
“O objectivo é fazer com que alguns proprietários que não cuidam do seu património possam sofrer um agravamento na taxa do IMI em 30 por cento, ao mesmo tempo que pessoas que procedem a obras de reabilitação têm um benefício que é traduzido numa minoração de 30 por cento do valor do IMI e que nós propusemos que vigorasse durante quatro anos”, salienta Hernâni Dias.
A Câmara Municipal de Bragança a reduzir a taxa do IMI para o próximo ano.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário