Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

BIÓLOGO DEFENDE UMA CONVIVÊNCIA “MAIS PACÍFICA” ENTRE O LOBO E O SER HUMANO

O biólogo espanhol Carlos Sanz, autor da exposição itinerante “Amigo Lobo” demostrou aos alunos da escola EB-2/3 de Vimioso que é possível uma convivência “ pacífica” entre os lobos e as comunidades rurais das regiões onde este predador habita. 
 “É imprescindível e coexistência entre o lobo e o ser humano, numa altura em que a espécie é protegida em Portugal. Trata-se uma espécie mítica e emblemática que é importante preservar”, frisou o biólogo.
Segundo o Carlos Sanz “o homem e o logo competem pelo mesmo recurso, que é carne.
“No entanto, de momento há mecanismos compatíveis para que as duas espécies possam coexistir, prevenindo o danos e evitar os ataques ao gado, com recurso a cães ou cerca eletrificadas, ou outros mecanismos que minimizem os danos causados por um ataque de lobos”, explicou o biólogo.
O biólogo defendeu, que as entidades de ligadas a proteção da natureza, deveriam ser mais céleres no pagamento das indeminizações aos prejuízos causados por um eventual ataque de lobos.
O investigador possui “uma vasta experiência” na criação, manutenção e gestão dos animais selvagens (especialmente os lobos ibéricos), reputado fotógrafo e naturalista, tem escrito numerosos artigos, fez vários milhares audiovisuais e publicou de fotografias únicas que revelam uma intimidade e até complexidade únicas do biólogo com o lobo.
O seu trabalho consta em muitos folhetos, revistas, livros, enciclopédias, programas de computador e páginas da web fornecidos em questões relacionadas com a divulgação e conservação da Natureza e do Ambiente.
 A exposição "Amigo Lobo. Lenda e Realidade do Lobo Ibérico ", que está em itinerância desde 2001, passando por localidades portuguesas e espanholas, tendo passado igualmente para escola EB. 2/3 numa iniciativa patrocinada pela Câmara de Vimioso e pela Corane.
O projeto de cooperação “Wolf: Wild Life & Farmers” terminou no dia 31 de outubro, no entanto, a Corane manifesta a intenção de continuar a trabalhar nesta temática, apostando no esclarecimento, na informação e na defesa dos recursos endógenos da região.

in:rba.pt

1 comentário:

  1. "Vivendo entre Lobos"
    Série de 5 vídeos sobre um britânico que passou quase dois anos a viver,com uma família de lobos.
    Não deixem de ver.

    http://www.youtube.com/watch?v=wGuVwPsY7HQ

    ResponderEliminar