Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Enfermeiros sensibilizam jovens para malefícios do tabaco

A Unidade de Cuidados na Comunidade de Bragança está a sensibilizar os jovens para os malefícios do tabaco.
O Dia do Não Fumador foi assinalado no domingo e os profissionais de saúde estão a aproveitar esta semana para realizar um conjunto de acções de esclarecimento nas escolas do concelho. 
Ontem, foi a vez da Escola Secundária Emídio Garcia, em Bragança.  
Alcatrão, acetona e amoníaco são algumas das substâncias que um cigarro contém. Cerca de 47 mil substâncias tóxicas, das quais 43 são cancerígenas. Os alunos presentes na sessão de esclarecimento dizem que já conheciam os malefícios do tabaco, ainda assim ficaram surpreendidos com algumas das substâncias do tabaco.
Maria João mostra-se estupefacta com alguns componentes presentes no tabaco. “Acetona deixou-me muito surpreendida e o alcatrão nem se fala, tudo isto num só cigarro”, refere aluna.
Durante a sessão de sensibilização foi feito um rastreio de monóxido de carbono à comunidade educativa, pela a enfermeira Olívia Costa.
Apesar de haver muita informação, a enfermeira considera que o importante é conseguir que os alunos reflictam sobre o assunto. “Mais importante do que os bombardear com informação é preciso chegar a eles, falar a sua linguagem, para que reflictam e deixem de fumar ou nem sequer experimente”
A campanha do dia do Não- Fumador estendeu-se a todas a s escolas da cidade de Bragança, passando também pela Segurança Social e pela Escola Superior de Saúde.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário