quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Alijó: Restauro de uma das maiores coleções de ex-votos do país já está em curso

O restauro de uma das maiores coleções de ex-votos do país, situada na aldeia de Perafita, concelho de Alijó, já está em curso, promovida ao abrigo das medidas de compensação da barragem de Foz Tua, que contempla algumas iniciativas destinadas à recuperação do património cultural, nomeadamente de valores e imóveis situados nos territórios de influência deste aproveitamento hidroelétrico.

No âmbito do plano de Aproveitamento Hidroelétrico de Foz Tua estão em curso as empreitadas de requalificação da Capela da Senhora da Lapa, em São Mamede de Ribatua (Alijó), Igreja de Guide (Mirandela) e Capela da Misericórdia de Murça. 

Ainda no concelho de Mirandela, encontra-se em fase de conclusão a execução dos projetos de intervenção nas igrejas de Avantos e Abambres, pelo que as intervenções deverão ter início a breve prazo. 

A requalificação do Santuário do Senhor de Perafita, em São Mamede de Ribatua (Alijó), encontra-se no seu estádio inicial, estando a decorrer a primeira fase da intervenção que contempla o restauro de uma das maiores coleções de ex-votos existente em Portugal. 

Formado por um conjunto de edifícios, o santuário do Senhor de Perafita tem, para além da igreja, a Casa dos Milagres, a capela do Senhor dos Milagres, a fonte e o calvário. 

A Casa dos Milagres situa-se no centro da aldeia, e é nela que se encontram os ex-votos, 94 tábuas votivas de óleo sobre madeira e metal, datadas de 1758 a 1896, quadros narrativos de milagres ou graças realizadas que o povo solicitava, e eram concedidas. 

De acordo com o protocolo assinado, em 2013, entre a Direção Regional de Cultura do Norte, a EDP - Gestão da Produção de Energia S.A. e a Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Tua - Associação ADRVT, compete à EDP financiar a valorização de património cultural localizado em Alijó, Carrazeda de Ansiães, Mirandela, Murça e Vila Flor, municípios abrangidos pelo Aproveitamento Hidroelétrico de Foz Tua. 

A Direção Regional de Cultura do Norte é a entidade responsável pela coordenação e implementação do projeto de valorização do património, que inclui um conjunto de monumentos previamente identificados entre esta entidade e os municípios envolvidos. 

Compete à Direção Regional de Cultura do Norte a elaboração dos projetos de intervenção, o lançamento das empreitadas e respetivo acompanhamento das obras. 

De acordo com as prioridades identificadas, tendo como critérios-base o valor patrimonial e a necessidade de reabilitação, o plano, no valor de 1,58 milhões de euros, prevê intervenções na Capela da Senhora da Lapa e a requalificação do Santuário do Senhor de Perafita em São Mamede de Ribatua, ambos localizados em Alijó; a Capela da Misericórdia de Murça, Cabeço da Mina no concelho de Vila Flor, a Igreja da Lavandeira no concelho de Carrazeda de Ansiães e intervenções nas igrejas de Avantos, Abambres e Guide.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário