sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Período de consulta aberta dos Centros de Saúde da região alargados para descongestionar serviços de Urgência

Para responder ao surto de gripe que tem assolado a região e todo o país, os Centros de Saúde de Macedo de Cavaleiros, Mirandela e Bragança  prolongaram o horário da consulta aberta.

Ao longo de duas semanas, que se prevê ser o período de duração deste surto, nos dias úteis vai ser possível recorrer à consulta aberta das 8h às 22h e ao fim de semana das 14h às 20h, segundo informa o diretor clínico da ULS Nordeste, Domingos Fernandes.

O diretor clínico deixa o apelo para que a população não recorra às unidades de Urgência em caso de gripe ou constipação.

Para além da consulta aberta, Domingues Fernandes relembra que os utentes podem utilizar a linha telefónica Saúde 24.

O novo horário já está a funcionar desde ontem. Calcula-se que o surto de gripe se prolongue por duas semanas.

Só nesta semana, a afluência ao serviço de Urgência aumentou significativamente no nordeste transmontano, em relação a dezembro e às primeiras semanas de janeiro. Macedo de Cavaleiros foi o concelho que registou um maior aumento, com 28,3%, ao passar de uma média de 60 episódios de urgência para 77. Segue-se Mirandela, onde em média 93 pessoas passaram pela urgência, elevando o número das semanas anteriores, com 118 atendimentos diários (mais 26,9%). Em Bragança, no mesmo período de tempo, 120 pessoas recorriam à unidade. Na passada semana foram, em média, 152 os casos atendidos ( mais 26,7%).

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário