quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Vinhais vai ter Centro Interpretativo do Porco e do Fumeiro

Em Vinhais vai surgir, dentro de alguns meses, um Centro Interpretativo do Porco e do Fumeiro. O projecto resulta da parceria da autarquia e da Associação Nacional de Criadores de Suínos de Raça Bísara (ANCSUB), com o apoio técnico da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
O Centro pretende ser abrangente e não será dedicado apenas à raça bísara e ao fumeiro local. “O centro é bastante abrangente. Vamos falar das raças que há em Portugal, da origem do porco desde o javali, do fumeiro nacional, e dar uma panorâmica geral da importância do sector”, explica Carla Alves. 
Para além deste material reunido acerca da temática, o espaço terá também uma área interactiva “que permite ter ali um armazém de conteúdos que todos podem trabalhar e conhecer” e “vai ser dinâmico, vai ter também um programa de actividades”, esperando os responsáveis que leve gente com interesse pelo tema a Vinhais, bem como escolas. 
O centro interpretativo do Porco e do Fumeiro é, de acordo com Carla Alves, mais um contributo para que este seja um sector economicamente rentável. As obras de adaptação do Solar do Conde de Sarmento, em Vinhais, onde ficará localizado o centro interpretativo, já se iniciaram. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário