sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Mais de mil diabos saem à rua em Vinhais

A vila de Vinhais vai pintar-se de vermelho com a saída à rua de mais de mil diabos.
A festa começa ao final da tarde de amanhã para cumprir a tradição que tem início na Quarta-Feira de Cinzas com a primeira saída da Morte e dos diabos. 
O vereador da Cultura da Câmara Municipal de Vinhais, Roberto Afonso, assegura que esta é uma festa ancestral única que marca o encerramento das Festas de Inverno no Nordeste Transmontano. “Quarta-Feira de Cinzas a Morte e os diabos saem à rua e esta festa prolonga-se até este sábado no qual uma Morte com sete metros de altura vai atravessar a vila e vai ser acompanhada por uma procissão com mais de mil pessoas vestidas de diabo, com um fato tradicional em flanela vermelho, um fato típico desta festa, uma festa ancestral, uma festa muito antiga e que pinta de vermelho as ruas da vila neste final de tarde e noite”, realça Roberto Afonso. 
Durante a procissão de diabos pelas ruas são muitas as maldades protagonizadas por estas figuras. “As pessoas vão levar velas, tochas, ou seja é um espectáculo incrível, que não deixa indiferente quem tenha a coragem de passar por Vinhais, quem se atrever a vestir a pele do diabo em Vinhais e de assistir a um espectáculo que tem assaltos a casas, as raparigas são capturadas e enjauladas num carro de bois, tem subidas a varandas, tem um espectáculo de pirotecnia que faz com que se revele o rosto da Morte e que nos lembre que quem para o rosto da morte olhar por mais um ano a irá afastar”, desvenda o vereador. A Câmara de Vinhais já esgotou o stock de fatos de diabo para amanhã. 
No entanto, Roberto Afonso garante que não é preciso fato para participar nesta festa. “A Câmara disponibiliza mais de mil fatos de diabos, neste momento as inscrições estão fechadas para fatos, mas todas as pessoas, mesmo que não vistam um fato podem assistir e também participar, porque depois do ritual de revelação do rosto da Morte com um espectáculo de fogo e de som, todos os presentes são convidados a entrar numa tenda gigante na qual é servida uma Ceia dos Diabos, na qual vai haver animação com gaiteiros e música tradicional, mas também com DJ’s para a festa se prolongar noite fora”, salienta Roberto Afonso. 
Amanhã às seis da tarde começa a festa dos Diabos à Solta em Vinhais, que se prolonga com animação noite dentro. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário