Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 28 de fevereiro de 2015

“António Dacosta 1914/2014”, exposição de pintura patente no Centro de Arte Contemporânea Graça Morais em Bragança

Assinalando o centenário do nascimento de António Dacosta (1914-1990), esta exposição procura dar uma imagem de conjunto da obra deste artista juntando obras inéditas e menos conhecidas. 

Combina núcleos perfeitamente demarcados no tempo, o Surrealista dos anos 40, ou os recomeços de 80, com outros em que diferentes tempos se cruzam. A exposição terá uma introdução evocativa da estação do Metro do Cais do Sodré, última obra pública de Dacosta, bem como um núcleo documental.

No seu conjunto a exposição é uma combinação entre núcleos perfeitamente demarcados no tempo (o Surrealista de 1939-1942), com outros em que diferentes tempos se cruzam e completam. 

Poeta e pintor açoreano, António Dacosta nasceu em Angra do Heroísmo, ilha Terceira, em 1914. Mudou-se para Lisboa em 1935, onde estudou Belas-Artes. Estudou arte também em Paris, cidade onde se instalou definitivamente no ano de 1947. 

A sua pintura insere-se no movimento surrealista, tendo participado na Exposição Surrealista de Paris de 1949. 

Onde: Centro de Arte Contemporânea Graça Morais - Bragança
Quando: 07-02-2015
Data fim: 26-04-2015
Hora: 3ª-Dom: 10h00-12h30 / 14h00-18h30
Tipo: Exposição de Pintura

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário