A Biblioteca Municipal de Torre de Moncorvo recebe no próximo dia 28 de Fevereiro, pelas 15h00, a apresentação do livro “O Recolhimento de Santo António do Sacramento de Torre de Moncorvo (1661-1814) – Clausura e Destinos Femininos” de Adília Fernandes. Será também apresentada a separata “ O Retábulo Flamengo da Parentela de Santa Ana, na Igreja Matriz de Torre de Moncorvo” de Adriano Vasco Rodrigues.
A primeira obra debruça-se sobre o estudo do Recolhimento de Santo António do Sacramento, instituição de acolhimento à mulher que funcionou em Torre de Moncorvo e cuja ação e importância ultrapassa este concelho.
A autora, Adília Fernandes, é natural do Felgar, doutorada em História pela Universidade do Minho, investigadora do Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória da Universidade do Porto e investigadora da Associação Portuguesa de Investigação Histórica sobre as Mulheres. Conta com a publicação de diversos artigos enquadrados no âmbito da história das mulheres e da história da região de Moncorvo.
A separata “ O Retábulo Flamengo da Parentela de Santa Ana, na Igreja Matriz de Torre de Moncorvo” fala sobre um tríptico flamengo datado dos inícios do século XVI que representa o Casamento de Santa Ana e a Sagrada Parentela.
O autor, Adriano Vasco Rodrigues é natural da Guarda mas tem fortes ligações ao concelho de Moncorvo, tendo casado na freguesia de Felgar. Exerceu a docência nos três ramos de ensino: primário, secundário e superior, e tem-se dedicado à investigação nos ramos da História e Arqueologia.
Nota de Imprensa da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo (Luciana Raimundo)
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário