Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Alfândega da Fé recebe o escritor Tiago Patrício

A Biblioteca Municipal de Alfândega da Fé promove, no dia 27 de fevereiro, pelas 12.00h, a apresentação do romance “Mil Novecentos e Setenta e Cinco”, de Tiago Patrício.

Trata-se de uma sessão inserida nas ações de promoção do livro e da leitura destinadas, principalmente, ao público escolar. Uma forma de promover o contacto deste público com a obra e os autores, dando a conhecer as caras e as histórias de quem está por trás do livros. Iniciativas que querem conquistar novos leitores, estimulando os hábitos de leitura e promovendo também a escrita como forma de expressão artística.

Estes encontros têm também procurado divulgar autores que de alguma forma estejam relacionados com a região, quer seja através dos temas que abordam ou pelo facto das suas raízes se encontrarem em Trás-os -Montes. Este é o caso de Tiago Patrício, que aos 9 anos vem residir com a família para Carviçais, Torre de Moncorvo, onde vive até aos 19 anos, altura em que começou a escrever o seu primeiro romance Trás-os-Montes, distinguido com o prémio Agustina Bessa Luís em 2011. 

Com este romance “Mil Novecentos e Setenta e Cinco” Tiago Patrício “regressa” a Trás-os-Montes, numa “viagem improvável a uma aldeia imaginária do nordeste transmontano no ano de viragem de 1975, representada num romance por várias personagens que tentam recuperar formas de vida que estão a desaparecer, em contraste com um novo mundo que se impõe. “ 

Recorde-se que Tiago Patrício é licenciado em farmácia, em 2000 começou a trabalhar em teatro e foi um dos fundadores do Grupo Com-Siso. Escreveu peças para as companhias Teatromosca, de Sintra, Estaca Zero e Ponto Teatro, do Porto. Os seus primeiros poemas e contos foram publicados entre 2007 e 2010 nas coletâneas Jovens Escritores do Clube Português de Artes e Ideias. 

Para além do Agustina Bessa Luís, venceu os prémios Jovens Escritores, Daniel Faria e Natércia Freire de poesia, e a sua peça Checoslováquia recebeu uma menção honrosa no prémio António José da Silva. 

Sónia Lavrador

Sem comentários:

Enviar um comentário