Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Escola de Poiares vai ser Centro Interpretativo da “CALÇADA DO DIABO”

O Museu do Douro (MD) e a câmara de Freixo de Espada à Cinta transformaram a antiga escola primária de Poiares num centro interpretativo da "Calçada de Alpajares", um caminho medieval também conhecido por "Calçada do Diabo".
A abertura do Centro Interpretativo da "Calçada de Alpajares" ou "Calçada do Diabo", como é conhecida na região do Douro Superior, está marcada para domingo.
"O que se pretende mostrar neste centro é toda a beleza deste território, que independentemente da sua localização cronológica, é um caminho completamente deslumbrante mostrado ao público pelas objetivas dos fotógrafos Egídio Santos, João Pedro Souto Mayor e Luís Ferreira Alves", explicou Fernando Seara.
O novo espaço interpretativo está localizado na aldeia de Poiares, no concelho de Freixo de Espada à Cinta, distrito de Bragança, e pretende ser um espaço interpretativo do percurso de origem "medieval ou romana" que ligava Freixo de Espada à Cinta à Barca d'Alva.
"O primeiro passo é a apresentação do percurso e depois a explicação de todo o património imaterial e as lendas que lhe estão associadas. Tudo isto dá origem ao nome popular de ‘Calçada do Diabo'",
Este local é reconhecido pelas suas lendas ligadas a fenómenos de bruxaria ou à suposta "arte do Diabo", como descreve a população local, devido a episódios insólitos ocorridos ao longo dos séculos no troço mais interior da Calçada.

Sem comentários:

Enviar um comentário