Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Cálice

Museu: Museu Abade de Baçal
N.º de Inventário: 1101
Supercategoria: Arte
Categoria: Ourivesaria
Denominação: Cálice
Autor: Desconhecido
Datação: XVIII d.C.
Matéria: Prata dourada
Dimensões (cm): altura: 29,5; diâmetro: 18,9; 
Descrição: Cálice em prata dourada, com base hexagonal côncava, recortada com três anéis estriados e seis lóbulos, cujo bordo apresenta duas marcas e doze ranhuras alternadas. O feitio dos lóbulos prolonga-se por toda a base e três deles são decorados, com medalhões historiados com cenas do Julgamento de Cristo, dispostos entre Querubins, em que um deles segura uma coluna. A haste encontra-se ornada de festões e tem nó periforme decorado com os mesmos motivos e três Querubins. A rodear o nó na parte inferior tem um pequeno anel perlado e na parte superior mais dois. A falsa copa está ornamentada, também, com medalhões representando cenas da Paixão de Cristo, nomeadamente, três cenas da Última Ceia (uma das cenas visíveis é o "Lava Pés") intercaladas por Querubins. A falsa copa encontra-se ligada à copa por uma moldura de meia cana, com decoração vegetalista e rematada por rendilhado com meios círculos com pequenas incisões côncavas. Estes elementos estão ligados entre si por parafuso central.
Incorporação: Outro - Fundo Antigo do Museu

Direção Geral do Património Cultural

Sem comentários:

Enviar um comentário