Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Andarilhos - "Chula Andarilha"

Instrumento(s) - Voz, viola, cavaquinho, guitarra clássica e bombo
Filmado em Atenor, Miranda do Douro, Bragança, Norte (Alto Trás-os-Montes), a 15 de Março 2011
Realização: Tiago Pereira
Som: Sara Morais
Descrição do(s) instrumento(s) - A viola braguesa é uma construção de Dinis Machado, da Tebosa.
O cavaquinho foi construído por Alvarinho, de Gondomar. A guitarra clássica foi construída por Antonio Faria Vieira, de Felgueiras.
Dados biográficos e percurso do(s) intérprete(s) – É um grupo musical português que promove e divulga a música portuguesa de cariz tradicional, apostando na convergência entre sonoridades tradicionais e outras vivências. Com base na etnografia e nos instrumentos tradicionais portugueses, o grupo interpreta e recria temas que fazem parte da sua identidade musical portuguesa duriense.O grupo Andarilhos formou-se em Baião, no ano de 1991.
É um grupo de tocadores e cantadores que se reúnem em tertúlia e bailes assiduamente. Em 1997, o grupo dá inicio a uma nova viagem contando com novos companheiros, músicos com diferentes experiências e formações.
Dados relativos ao tema - «O tema reproduz algumas das melodias, de diferentes chulas, recolhidas em diferentes momentos na região: Resende, Baião e Amarante... Daí o nome do tema..... O tema encontra-se editado no álbum "Alvorada" dos Andarilhos.
A letra: composta por estrofes inspiradas na tradição da desgarrada em chula, as pertencentes ao tema gravado em 2003 e outras improvisadas, alusivas ao momento, da autoria do intérprete e autor Pedro do Fernandinho.»
Letra:
Chula de carvalho de Rei (x2)
Nunca mais te hei-de esquecer
Ai ó Ana de Sta. Marta (x2)
Cantas bem até morrer
Ai ó chula, ó linda chula (x2)
Chula do meu coração
Ai de todas a mais bonita (x2)
É a chula de Baião
Estamos na tasca do S. Bráz (x2)
Onde há salpicão e broa
Ai por ser um bom rapaz, vai um viva para o Tiago
Nosso amigo de Lisboa!
Ai ó chula tu és costume (x2)
Que passas de pais p’ra filhos
Ai aqui vai a tradição (x2)
A chula dos Andarilhos

Sem comentários:

Enviar um comentário