domingo, 22 de julho de 2018

Notícias da cidade

Por: Fernando Calado
(colaborador do "Memórias...e outras coisas...")
Encontram-se logo pela manhã. Reúnem-se como bandos de galinhas tontas. Delapidam a vida de meio mundo e sorriem no sufoco da graçola brejeira! Pobres coitadas de carnes secas… martirizam-se nas memórias dos verdes anos.
Senhoras de bem… Zeladoras do altar das Sete Virgens… purificam os lábios ressequidos com jaculatórias piedosas.
Chega mais outra: - Sabem quem anda com quem?! Ouve-se um profundo Ohhh! de espanto da novidade, ou orgasmo mal contido!
- E tanto luxo?! Só pode andar na droga!
- E a filha mais nova… já viste que saia traz! No nosso tempo é que havia respeito!
Depois regressam a casa saudosas das tardes tórridas na Estrada do turismo… do tempo do Liceu… dos beijos clandestinos no Jardim José de Almeida… do baile da aldeia com cheiro a perfume espanhol onde o Slow derretia o desejo!
Ouço-te para sempre meu poeta, meu irmão, meu Fernando Pessoa: 
" Quem me dera ouvir de alguém a voz humana
Que confessasse não um pecado, mas uma infâmia;
Que contasse, não uma violência, mas uma cobardia!
Não, são todos o Ideal, se os oiço e me falam.
Quem há neste largo mundo que me confesse que uma vez foi vil?
Ó príncipes, meus irmãos,
Arre, estou farto de semideuses!
Onde é que há gente no mundo?
Então sou só eu que é vil e errôneo nesta terra?"


Fernando Calado nasceu em 1951, em Milhão, Bragança. É licenciado em Filosofia pela Universidade do Porto e foi professor de Filosofia na Escola Secundária Abade de Baçal em Bragança. Curriculares do doutoramento na Universidade de Valladolid. Foi ainda professor na Escola Superior de Saúde de Bragança e no Instituto Jean Piaget de Macedo de Cavaleiros. Exerceu os cargos de Delegado dos Assuntos Consulares, Coordenador do Centro da Área Educativa e de Diretor do Centro de Formação Profissional do IEFP em Bragança. 
Publicou com assiduidade artigos de opinião e literários em vários Jornais. Foi diretor da revista cultural e etnográfica “Amigos de Bragança”.

Sem comentários:

Enviar um comentário