domingo, 22 de julho de 2018

TRÊS CASOS INSÓLITOS, PARA RIR

Por: Humberto Pinho da Silva 
(colaborador do "Memórias...e outras coisas..."
Recentemente, o motorista da ambulância do INEM, foi multado, no Algarve, porque conduzia a velocidade superior à permitida.
Fora chamado de urgência para acudir vitima, que carecia de rápida assistência.
Noticiaram, que o motorista da viatura, fora intimado a pagar a multa, e corre o risco de ficar sem carta de condução, por alguns meses! …
Uma vez, já lá vão muitas décadas, os bombeiros de certa cidade alentejana, foram apagar um fogo, que rompera inesperadamente.
Desenrolaram a mangueira e ligaram-na a boca-de-incêndio…que tinha contador! …Decorrido tempo a Cooperação recebeu a conta da água utilizada para extinguir o incêndio! …
Após meses do falecimento da mulher, meu pai, recebeu da Repartição de Finanças, bilhete-postal, solicitando sua presença, com urgência, a fim de esclarecer, se seus filhos: A e B, eram irmãos!
Pela manhã, mal abriu a Repartição, apareceu, com o postal na mão muito circunspecto.
Foi atendido por jovem funcionário, que delicadamente, perguntou-lhe se sabia se seus filhos eram irmãos.
Com sorriso irónico nos lábios, respondeu, decifrando a charada:
- “ Se são meus filhos, como escreveram, são forçosamente irmãos! …”
O funcionário sorriu. Sorriu também meu pai. Ambos olharam espantados para o postal…Depois, cruzando o olhar, ficaram como garotinhos travessos, jogando o siso…; e explodiram, soltando sonora gargalhada, perante a estupefação dos utentes, que aguardavam a vez.
Há perguntas que se fazem sem pensar. Pergunta-se por perguntar…; há casos, como o condutor da ambulância, que por ser diligente, correu no grave crime, de ir a toda a velocidade, acudir quem precisava.
Se não fosse o “ JN” noticiar o caso – penso eu, – por certo o pobre do motorista ficaria sem carta e sem dinheiro…Assim tudo se resolveu…
Quando era menino, asseverava-se que, o século XXI, seria o século da ciência. Todos os males que afligiam a humanidade seriam resolvidos, pela educação (leia-se ensino,) e mais outras coisas, que agora não me recordo. 
Enganaram-se ou enganaram-nos?
Felizmente, agora, com tantos incêndios, os bombeiros não têm que pagar a água…
Se tivessem… o que seria do nosso país”! …

Humberto Pinho da Silva nasceu em Vila Nova de Gaia, Portugal, a 13 de Novembro de 1944. Frequentou o liceu Alexandre Herculano e o ICP (actual, Instituto Superior de Contabilidade e Administração). Em 1964 publicou, no semanário diocesano de Bragança, o primeiro conto, apadrinhado pelo Prof. Doutor Videira Pires. Tem colaboração espalhada pela imprensa portuguesa, brasileira, alemã, argentina, canadiana e USA. Foi redactor do jornal: “NG”. e é o coordenador do Blogue luso-brasileiro "PAZ".

Sem comentários:

Enviar um comentário