quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

"Caretos de Podence" já são marca registada

Os Caretos de Podence já são marca registada. O presidente da Associação Grupo dos Caretos de Podence revelou hoje que desde o dia 4 de Janeiro que esta marca está registada.
António Carneiro refere que estava a haver um “aproveitamento da imagem dos caretos” por algumas marcas de produtos regionais, daí que tenha surgido a necessidade de registar a marca.  
A marca registada protege a propriedade intelectual e é atribuída em Portugal pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial. 
Os Caretos de Podence estão já classificados como Património Imaterial de Interesse Municipal e preparam uma candidatura nacional. 
A direcção Regional de Cultura do Norte está a desenvolver o processo de recolha e inventariação dos festivais de Inverno com os municípios da Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes. 
A candidatura das tradições de inverno a património imaterial da UNESCO vai ser realizada em conjunto entre Portugal e Espanha e será apresentada pelo agrupamento europeu de cooperação territorial – Zasnet. A Zasnet referiu no mês passado que os caretos de Podence devem ser incluídos na mesma candidatura. 

Escrito por Onda Livre (CIR)/Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário