domingo, 7 de fevereiro de 2016

Em Macedo de Cavaleiros a chuva parou e o Cortejo passou. Foi o maior de sempre

Estava prometido e foi cumprido. O cortejo noturno do Entrudo Choclaheiro, realizado este sábado, foi o maior de sempre, e nem a chuva e o frio conseguiram travar.

Momentos antes da hora marcada para o seu início (21:30H), a chuva parecia já não ter fim, mas por força de um milagre, obra das energias positivas de todos ou pela presença do Padre Fontes, “embaixador” do misticismo, a chuva parou e o cortejo saiu para a rua. 

Cerca de 800 foliões integraram os 25 grupos participantes, entre associações locais e grupos vindos de fora, que se quiseram juntar, tal como os alunos de Erasmus da UTAD, o grupo de Teatro da Escola Miguel Torga, os Caretos de Salsas e Parada, ou um agrupamento de escuteiros de Braga. Nas ruas, o público, embora só com o desfile já a andar, compareceu também em grande número. Foi o maior cortejo de sempre também pelo número de visitantes, que aproveitam o primeiro dia do fim-de-semana para conhecerem o Carnaval mais genuíno de Portugal.

Os Caretos de Podence são cabeça de cartaz e, estão a partir deste domingo no seu habitat natural, até terça de Carnaval. Os grupos das associações ganham também pelas surpresas que apresentam de ano para ano, cada vez mais aprimorados e inspirados na preparação deste momento.

O final do desfile ficou marcado pela presença do Padre António Fontes. Conhecido pelas forças místicas, fez a queimada com que aqueceu os corpos das pessoas presentes no Jardim 1º de Maio, e com a ajuda de todas, que repetiram as suas palavras, esconjurou os males do mundo, não deu tréguas aos maus espíritos, que arderam com o Entrudo de 5 metros.

NI-Nélio Pimentel

Sem comentários:

Enviar um comentário