Estava prometido e foi cumprido. O cortejo noturno do Entrudo Choclaheiro, realizado este sábado, foi o maior de sempre, e nem a chuva e o frio conseguiram travar.
Momentos antes da hora marcada para o seu início (21:30H), a chuva parecia já não ter fim, mas por força de um milagre, obra das energias positivas de todos ou pela presença do Padre Fontes, “embaixador” do misticismo, a chuva parou e o cortejo saiu para a rua.
Cerca de 800 foliões integraram os 25 grupos participantes, entre associações locais e grupos vindos de fora, que se quiseram juntar, tal como os alunos de Erasmus da UTAD, o grupo de Teatro da Escola Miguel Torga, os Caretos de Salsas e Parada, ou um agrupamento de escuteiros de Braga. Nas ruas, o público, embora só com o desfile já a andar, compareceu também em grande número. Foi o maior cortejo de sempre também pelo número de visitantes, que aproveitam o primeiro dia do fim-de-semana para conhecerem o Carnaval mais genuíno de Portugal.
Os Caretos de Podence são cabeça de cartaz e, estão a partir deste domingo no seu habitat natural, até terça de Carnaval. Os grupos das associações ganham também pelas surpresas que apresentam de ano para ano, cada vez mais aprimorados e inspirados na preparação deste momento.
O final do desfile ficou marcado pela presença do Padre António Fontes. Conhecido pelas forças místicas, fez a queimada com que aqueceu os corpos das pessoas presentes no Jardim 1º de Maio, e com a ajuda de todas, que repetiram as suas palavras, esconjurou os males do mundo, não deu tréguas aos maus espíritos, que arderam com o Entrudo de 5 metros.
NI-Nélio Pimentel
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário