quinta-feira, 23 de junho de 2016

Projecto espanhol de exploração de urânio, próximo de Freixo de Espada à Cinta, preocupa Partido Ecologista "Os Verdes"

O Partido Ecologista os Verdes está preocupado com o projecto de exploração de urânio previsto para a localidade de espanhola Retortillo-Santidad, Salamanca, a 50 quilómetros da fronteira portuguesa.
O empreendimento, que recebeu o licenciamento prévio pelo governo espanhol, está projectado para uma área que integra a bacia hidrográfica do rio Douro, e apresenta riscos muito elevados para os municípios de Freixo de Espada à Cinta, no distrito de Bragança e de Almeida, no distrito da Guarda.

Os Verdes estão preocupados com os expectáveis impactos que poderão advir para os lençóis freáticos e a contaminação das águas superficiais com materiais radioactivos e com químicos, como frisa Miguel Martins. “ Uma exploração de urânio é uma actividade de elevado risco e tem, como é um obvio um forte impacto ambiental e também na saúde publica, que perdura por demasiados anos. Há também uma grande preocupação com os recursos aquícolas”, frisou o porta-voz do partido ecologista.

O partido questionou o governo, em finais de 2015, sobre se tinha informações acerca deste projecto. Na altura em resposta os responsáveis do ministério do ambiente afirmaram que a informação era escassa. Agora, passados 6 meses, os verdes consideraram que era altura de repetir as questões. Miguel Martins adiantou ainda que já foi enviada uma queixa contra este projecto à União Europeia por uma organização ambientalista espanhola, documento que "Os Verdes" também subscreveram. Contactada pela Brigantia, a autarca de Freixo de Espada à Cinta remeteu para mais tarde esclarecimentos sobre este assunto. 

Olga Telo Cordeiro
Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário