Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

domingo, 26 de junho de 2016

Diga “33”, o São Pedro chegou outra vez

O São Pedro 2016 abriu portas este sábado, em Macedo de Cavaleiros, para aquela que é a 33ª edição.
Até ao próximo sábado, são esperadas cerca de 70 mil pessoas. São mais de 300 expositores na feira empresarial, a juntar a um vasto cartaz musical.

No seu discurso inaugural, Rui Fernandes, presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Macedo de Cavaleiros, deixou expressa  preocupação relativamente à organização da feira empresarial.

“É um receio nosso e dos associados também. O certame este ano está fantástico e diferente, revitalizámos de uma vez por todas a Feira de São Pedro, com este novo modelo. Acho que se adequada perfeitamente, e a Associação Comercial é quem deve organizar o certame empresarial.

No passado, seguiram-se alguns caminhos que, eventualmente, não seriam os melhores. Revitalizámos-nos nesse sentido, de ter uma direção diferente, mais empenhada e com ideias de negócios diferentes. Penso que acontece em todas as casas, e esta estava precisada.”

Rui Fernandes explica melhor esta preocupação.

“Durante toda a existência do certame, a Associação Comercial pôs e dispôs, e fez tudo como bem entendeu na sua organização.

É normal que estranhe um bocado este novo modelo, esta alteração, onde temos uma Comissão de Festas e um município empenhadíssimo na organização do evento. Não mexe ainda na parte empresarial, mas é uma preocupação inerente aos sócios.

Hoje temos parceiros novos. Mas, cabe-me expressar esta preocupação dos empresários e dos associados. Penso que temos o know-how que nos torna capazes.”

Duarte Moreno, presidente do município de Macedo de Cavaleiros, respondeu dizendo que há mais entidades vivas a trabalhar para o melhor para o concelho.

“A Associação Comercial tem que se encontrar a ela própria. Tem que saber o que pretende e fazer o que lhe é devido. Tem que deixar que outras entidades vivas trabalhem em prol daquilo que queremos, que é o melhor para o concelho.

Não é só da Associação, é de todo o concelho de Macedo de Cavaleiros. E é unindo todas as forças que conseguimos chegar ao exterior.

Não estamos “em guerra” com a Associação, nem a Associação com o município. Pretendemos é que todos se unam para o mesmo objetivo. E é ele concretizá-lo nestes certames, sempre dignificando a nossa terra, elevando-lhe o nome, e levando-o cada vez mais longe.”

Em relação ao São Pedro, Duarte Moreno não tem dúvidas em afirmar que é o evento mais importante para a região.

“É o evento mais importante, eu diria, para a região. Não só para Macedo de Cavaleiros.

Já tivemos outras similares próximas do nosso concelho, que já desaparecem. o São Pedro continua com vitalidade.

Queremos continuar a trabalhar para mais e melhor. Para que venham mais expositores e mais pessoas, a estes 8 dias que são o São Pedro.”

Entre os expositores, há quem veja pela primeira vez, os habituais, e também quem veja sinais de retoma da crise económica.

“É o primeiro ano que estou nesta feira. Vou a outras, pelo país, mas aqui é a primeira vez. Vamos experimentar” – Manuel Ferreira, vendedor de mobiliário

“Trago, essencialmente, navalhas. Todo o tipo de navalhas e facas, desde a de cozinha, à de coleção. Osa caçadores procuram estes produtos” – Francisco Cangueiro, no setor do Artesanato.

“É um sinal de que as pessoas estão a ter alguma retoma com a feira de São Pedro. Quantos mais carros expostos, mais clientes nos vêm procurar. É bom que este ano haja mais expositores neste setor. O ano de 2016 tem sido bom para as vendas.” António Alonso, setor Automóvel.

O São Pedro, feira empresarial e festas da cidade de Macedo de Cavaleiros, vai prolongar-se até ao próximo sábado, dia 2.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário