Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 24 de junho de 2016

Bragança celebra São João com distribuição de manjericos

O S. João é hoje celebrado em várias localidades do país e em Bragança a União de Freguesias da Sé, Santa Maria e Meixedo não quer deixar passar em branco o dia do padroeiro da Sé.
Pela primeira vez, vão ser oferecidos manjericos à população, às 18 horas junto à igreja da Sé.

Uma forma de reavivar memórias e tradições e atrair gente para o centro da cidade, como explica o autarca José Pires.

“Tal como em anos anteriores, desde que houve a agregação das freguesias, na freguesia da Sé, Santa Maria e Meixedo, temos por norma celebrar o padroeiro de cada uma das freguesias. O padroeiro da Sé é o São João que se celebra sexta-feira e a forma que encontramos para o celebrar será, para além de uma celebração eucarística em honra de São João, na igreja da antiga Sé, teremos uma distribuição de majericos a todos aqueles que irão participar nessa celebração e depois uma procissão também com o andor de São João”, explica,

Este ano, a novidade é a oferta de manjericos, mas José Pires frisa que a festa do S. João tinha outras tradições na cidade de Bragança e até marchas populares.

“Perdeu-se um pouco a tradição de festejar os santos populares. Era uma tradição que era mais feita nos bairros, individualmente pelas pessoas, e nós quisemos começar a revitalizá-la de forma que os festejos saiam para a cidade, para fora dos bairros e venham para zona histórica para a dinamizar”, refere ainda o presidente da União de Freguesias da Sé, Santa Maria e Meixedo a festejar o S. João em Bragança. 

Sara Geraldes
Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário