Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 27 de junho de 2016

Assembleia Municipal de Bragança aprova transferência da gestão da água para a Resíduos do Nordeste

A Assembleia Municipal de Bragança aprovou uma proposta de alteração dos estatutos da Resíduos do Nordeste, para que esta empresa intermunicipal passe a gerir também a água em baixa e em eventualmente em alta.
Uma decisão que vem no seguimento da proposta da Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes de criar uma empresa de gestão de água, aproveitando a estrutura que já existe e que actualmente gere os resíduos dos 12 municípios do distrito e Bragança e ainda de Vila Nova de Foz Côa. De acordo com o presidente do município de Bragança, Hernâni Dias, controlar o preço da água é um dos objectivos desta medida.
“Se esta vier a ser a posição adoptada pelos municípios no sentido de poderem vir a gerir a água em baixa e também em alta para que consigamos defender melhor os interesses dos munícipes que representamos. Esta é uma solução eu vai no sentido de futuramente se estudar melhor esta solução, fazendo com que os próprios municípios possam ser gestores da água, garantindo a mesma qualidade, mas salvaguardando o interesse dos munícipes naquilo que tem a ver com o preço da água”, defende.

Perante a incerteza no sector, com a promessa do governo de reverter da agregação dos sistemas de gestão de água em alta, os municípios decidiram actuar de forma preventiva.

A proposta foi aprovada na assembleia municipal de Bragança, com 58 votos a favor, a abstenção de oito deputados do PS e um voto contra da CDU. O deputado municipal socialista, Bruno Veloso, justifica a abstenção com o facto de a assembleia não conhecer o estudo de viabilidade que esteve na base dessa proposta e por temer que ao entregar a gestão da água fique aberto o caminho para um aumento de preço deste bem.

“À posteriori o objectivo é outro, as empresa que faziam parte da resíduos do nordeste por intermédio da Associação de Municípios da Terra Fria, passam a ter acções individuais. Encaramos com muita preocupação que possamos entregar todos os sistemas de água e que possa abrir porta aos privados”, assinala.

Já o deputado Municipal da CDU, António Morais, acredita que este poderá ser mesmo o primeiro passo para a privatização das águas.

“O que se pretende agora é preparar, em toda a linha, uma futura, possível privatização logo que haja ocasião. Neste momento, pode não haver, condições nem vontade deste executivo, mas mais tarde se estiver preparada vai de mão beijada para o sector privado”, considera.

A alteração dos estatutos da empresa intermunicipal resíduos do nordeste para que possa gerir a água dos 9 municípios da CIM Terras de Trás-os-Montes foi deliberada na última reunião desta entidade e terá agora de ser aprovada em todas as assembleias municipais. 

Olga Telo Cordeiro
Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário