quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Conhecer mais as aldeias do concelho em prol da saúde

Promover hábitos de vida saudável e conhecer a geografia do concelho é uma das novidades da Associação de Diabéticos do Distrito de Bragança (ADDB) para o plano de ação de 2017.
“Caminhar com a ADDB” é o nome da iniciativa que durante o ano pretende levar a cabo várias caminhadas com rotas pelas aldeias de Macedo de Cavaleiros, em parceria com freguesias, instituições e/ou associações do concelho.

Margarida Pires, presidente da associação, conta-nos mais.

“Esta é um iniciativa um pouco mais estruturada embora seja baseada na nossa máxima que é a promoção do exercício físico. Esta atividade chama-se ” Caminhar com a ADDB” e o que se pretende é envolver as juntas de freguesia também para dar a conhecer o território do concelho de Macedo de Cavaleiros.

É também pretendido que as pessoas reflitam sobre esta problemática que nos diz respeito a todos.

Além da caminhada, vamos fazer o rastreio da diabetes para as pessoas que queiram aderir e dar conselhos em relação à prevenção e controle da mesma.”

A primeira acontece já este domingo e a escolhida foi a aldeia de Vale de Prados, que dista a cerca de 4 km do centro da cidade macedense. Denominada “Rota do Sobreiro”, compreende uma extensão de 8km com passagem junto à margem da Barragem do Azibo.

“Por ser a primeira vez, permitimos que as pessoas se juntem à atividade até ao dia (22 de janeiro).

A concentração acontece às 9h na Junta de Freguesia de Vale de Prados onde aguardaremos a chegada das pessoas até às 9h30, hora em que começa a caminhada.

Quem estabelece o percurso são pessoas responsáveis da freguesia pois nós, enquanto associação, propomos-lhes que façam o trajeto das zonas e locais que eles conhecem melhor que nós, e, assim dão-nos a conhecer a localidade. Nós, enquanto associação, temos a responsabilidade da parte formativa.”

“Caminhar com a ADDB” é uma das novidades da associação para 2017, e a primeira acontece já este domingo com concentração às 9h na Junta de Freguesia de Vale de Prados.

A atividade é aberta a toda a população.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário