quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Montarias em Morais continuam a atrair caçadores ao concelho

Durante o fim-de-semana, o porco e o javali foram motivos para visitar a aldeia de Morais no concelho de Macedo de Cavaleiros.
Um certame que acontece pela 4ª vez na localidade, onde a grande atração continuam a ser as montarias que ocuparam o sábado e o domingo. No total foram abatidos 44 animais.

Uma atividade que tem atraído amantes do desporto de vários pontos do país e também da vizinha Espanha, conta Miro Valadar, Presidente do Clube Desportivo e União de Caçadores de Morais.

“É mais um ano em que estamos a fazer as montarias em Morais, elas que já são conhecidas a nível nacional. Tem corrido bem ao longo dos anos e este não foge à regra.

Os caçadores vêm de todo o país, temos inscrições de norte a sul. No sábado tivemos duas pessoas que vieram de Espanha. Convida-mo-los sempre, mas, por vezes, as datas coincidem com outras montarias no país deles e não podem vir.

As manchas são grandes, com muitas armas mas com muita segurança.”

Entre os caçadores, encontramos quem seja principiante na atividade e também quem conheça bem as manchas da região. É o caso de José Elias e Bruno Morais, respetivamente.

José Elias: “Eu sou de Carrazedo de Montenegro, terra da castanha. É o primeiro ano que participo neste tipo de atividade. Tive conhecimento através de uns senhores de Mirandela que também vieram. Isto é bom, há muitos caçadores e matilhas, espero que corra tudo bem.”

Bruno Morais: “Já participo nas montarias há alguns anos. Nesta região tenho participado em várias, como a de Bornes, Morais, Lagoa e Lagoaça.

Estas são uma mancha e uma montaria muito boas e muito bem organizadas. Estão de parabéns.”

Um certame que, este ano, começou na noite de sexta-feira com um Jantar do Caçador e uma noite de fados.

A par da montaria, há também mostra e venda de produtos da terra que, este ano, superou expetativas, refere Mário Teles, presidente da junta de freguesia.

“Excedeu as expetativas e não se pôde aceitar todas as pessoas pois a procura foi muito grande. Traz muitas coisas boas, essencialmente movimento na terra, o que é importante.

É uma feira que fica marcada no concelho pela sua grandeza e crescimento. Não precisa de divulgação porque os próprios caçadores a fazem.

Está sempre esgotada, há uma mostra de produtos da terra onde os agricultores aproveitam para vender os seus produtos e, simultaneamente no mesmo local, faz-se o almoço, o mata-bicho e o resto do evento com o convívio dos caçadores.”

Pelo IV ano, a caça, música, boa comida e mostra de produtos regionais compuseram o cartaz da Feira do Porco e do Javali de Morais.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário