segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Carnaval de Bragança

Festival do Butelo e das Casulas 2017
        
Se aprecia a boa gastronomia e os paladares únicos e tradicionais transmontanos, uma visita mais demorada a Bragança está, certamente, nos seus planos.

Promovido em Zamora (Espanha) e em Lisboa e Porto, em eventos que reuniram jornalistas, bloggers  e críticos gastronómicos, chefes de cozinha e representantes de diversas entidades, o Festival do Butelo e das Casulas (de 24 a 26 de fevereiro) é motivo mais que suficiente para desfrutar da nona cidade mais antiga do País e um dos concelhos mais atrativos, a nível nacional, para Viver, Visitar e Investir, onde a história, a modernidade, a boa gastronomia e os cheiros de “antigamente” se conjugam na perfeição. 

Comece por escolher um dos 26 restaurantes que aderiram ao Fim de semana Gastronómico, onde o Butelo e as Casulas são confecionados por mãos sábias, segundo os ensinamentos de outras gerações. Acompanhe a refeição com o saboroso azeite, com um bom vinho transmontano e o pão caseiro, terminando com uma sobremesa tradicional.

Agora que já conhece esta iguaria gastronómica, passe pela Praça Camões, onde está instalado o Festival do Butelo e das Casulas, Visite cada um dos 20 produtores de Butelo, Casulas e fumeiro ou os 14 expositores de artesanato, produtos hortícolas e produtos da terra e leve para casa o melhor dos produtos regionais e prepare um jantar tipicamente transmontano.
Carnaval dos Caretos

Aproveite que é fim de semana e participe no Carnaval dos Caretos, no dia 25 de fevereiro, em que os Caretos saem às ruas com um único intuito: assustar as raparigas solteiras e dançar ao som de músicas tradicionais.

Mais de 1000 Caretos (e “caretinhos”) vão “tomar de assalto” Bragança. Serão mais de 15 grupos de mascarados e de gaiteiros de Portugal e Espanha, a que se juntam centenas de crianças das escolas do Concelho de Bragança, trajadas a rigor.

No final, junte-se aos milhares de pessoas e ajude a queimar o Diabo.

No último dia da sua estadia em Bragança, visite as exposições “Proporção e Desígnio”, de Eduardo Souto de Moura (detentor de diversas distinções, entre elas o Prémio Pritzker), e “Diários sem ordem - As imagens e as palavras”, de Graça Morais, no Centro de Arte Contemporânea Graça Morais.

Passeie-se pelas ruas de Bragança e suba em direção à Cidadela do Castelo de Bragança, onde encontra um dos mais belos castelos do País, que alberga o Museu Militar (segundo mais visitado em todo o País), a Domus Municipalis (exemplar único na Península Ibérica), a Igreja de Santa Maria do Sardão ou o Museu Ibérico da Máscara e do Traje, que acolhe os trajes e máscaras dos Caretos portugueses e espanhóis.

Site da CMB

Sem comentários:

Enviar um comentário