Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Carnaval de Bragança

Festival do Butelo e das Casulas 2017
        
Se aprecia a boa gastronomia e os paladares únicos e tradicionais transmontanos, uma visita mais demorada a Bragança está, certamente, nos seus planos.

Promovido em Zamora (Espanha) e em Lisboa e Porto, em eventos que reuniram jornalistas, bloggers  e críticos gastronómicos, chefes de cozinha e representantes de diversas entidades, o Festival do Butelo e das Casulas (de 24 a 26 de fevereiro) é motivo mais que suficiente para desfrutar da nona cidade mais antiga do País e um dos concelhos mais atrativos, a nível nacional, para Viver, Visitar e Investir, onde a história, a modernidade, a boa gastronomia e os cheiros de “antigamente” se conjugam na perfeição. 

Comece por escolher um dos 26 restaurantes que aderiram ao Fim de semana Gastronómico, onde o Butelo e as Casulas são confecionados por mãos sábias, segundo os ensinamentos de outras gerações. Acompanhe a refeição com o saboroso azeite, com um bom vinho transmontano e o pão caseiro, terminando com uma sobremesa tradicional.

Agora que já conhece esta iguaria gastronómica, passe pela Praça Camões, onde está instalado o Festival do Butelo e das Casulas, Visite cada um dos 20 produtores de Butelo, Casulas e fumeiro ou os 14 expositores de artesanato, produtos hortícolas e produtos da terra e leve para casa o melhor dos produtos regionais e prepare um jantar tipicamente transmontano.
Carnaval dos Caretos

Aproveite que é fim de semana e participe no Carnaval dos Caretos, no dia 25 de fevereiro, em que os Caretos saem às ruas com um único intuito: assustar as raparigas solteiras e dançar ao som de músicas tradicionais.

Mais de 1000 Caretos (e “caretinhos”) vão “tomar de assalto” Bragança. Serão mais de 15 grupos de mascarados e de gaiteiros de Portugal e Espanha, a que se juntam centenas de crianças das escolas do Concelho de Bragança, trajadas a rigor.

No final, junte-se aos milhares de pessoas e ajude a queimar o Diabo.

No último dia da sua estadia em Bragança, visite as exposições “Proporção e Desígnio”, de Eduardo Souto de Moura (detentor de diversas distinções, entre elas o Prémio Pritzker), e “Diários sem ordem - As imagens e as palavras”, de Graça Morais, no Centro de Arte Contemporânea Graça Morais.

Passeie-se pelas ruas de Bragança e suba em direção à Cidadela do Castelo de Bragança, onde encontra um dos mais belos castelos do País, que alberga o Museu Militar (segundo mais visitado em todo o País), a Domus Municipalis (exemplar único na Península Ibérica), a Igreja de Santa Maria do Sardão ou o Museu Ibérico da Máscara e do Traje, que acolhe os trajes e máscaras dos Caretos portugueses e espanhóis.

Site da CMB

Sem comentários:

Enviar um comentário