sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Feira do Fumeiro esgota capacidade hoteleira em Vinhais e nos concelhos vizinhos

Já começou a trigésima sétima edição da Feira do Fumeiro, em Vinhais. O certame, que anualmente atrai milhares de pessoas de todo o país, tem em destaque um produto que movimenta cerca de seis milhões de euros por ano, no concelho.
São cerca de 400 os expositores que por estes dias vendem fumeiro e outros produtos. As portas abriram na tarde de ontem e de acordo com o presidente do município, Américo Pereira, por estes dias a hotelaria do concelho de Vinhais e concelhos dos vizinhos está esgotada.

“A fileira do fumeiro tem um retorno económico directo de mais de 6 milhões de euros, e há todo um potencial que não é possível avaliar em concreto que tem a ver com o facto de neste momento estar completamente esgotada a capacidade hoteleira deste concelho e dos limítrofes. E essas pessoas voltam no resto do ano”, explicou.

A cerimónia oficial de abertura decorreu ao final da tarde de ontem e contou com a presença de representantes de várias entidades oficiais, entre as quais da Entidade de Turismo do Porto e Norte de Portugal, da DGAV, da ASAE e autarcas da região. Também presente esteve o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, Freire de Sousa, que considerou que o fumeiro de Vinhais é um exemplo.

“Destaco, por um lado, a grande dinâmica que revela, dinâmica local e que movimenta valores expressivos e por outro lado a organização. Acho que é um exemplo de uma coisa que existe de forma desmultiplica em muitas zonas do país, que é a dinâmica da economia local”, refere.

No primeiro dia de feira, as expectativas dos produtores estavam alta, já que esperam esgotar o stock de fumeiro na feira. Ainda assim admitem que se dedicam a esta actividade não tanto pelo lucro mas mais pelo gosto.

Até domingo, a principal atracção de Vinhais é o fumeiro e este ano há novidades a nível gastronómico com inovações como o rocher de alheira.

Outros destaques da edição deste ano da Feira do Fumeiro de Vinhais é o regresso do concurso de porcos de raça bísara e ainda os espectáculos musicais da fadista Raquel Tavares esta noite, e dos Dama, no sábado, dia 11 de Fevereiro.

Está ainda agendada para a manhã de sábado uma visita à feira do primeiro-ministro, António Costa. 

Escrito por Brigantia
Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário