sexta-feira, 27 de abril de 2018

Aprovada candidatura para valorização da Via da Prata, Caminho de Santiago

A candidatura conjunta, apresentada pelos Municípios de Bragança, Vinhais e Chaves à Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior, relacionada com a Valorização do Caminho Português da Via da Prata, foi aprovada num montante elegível de 365.958,04 euros.
Aprovada candidatura para valorização da Via da Prata, Caminho de Santiago
O Município de Bragança será o promotor da candidatura, contando com o apoio da Diocese de Bragança-Miranda e da Diocese de Vila Real, da Diputación de Zamora, da Turismo do Porto e Norte de Portugal e da Associação Cultural Transmontana dos Amigos do Caminho de Santiago. 

A Valorização do Caminho Português da Via da Prata contempla a instalação de albergues de peregrinos em Bragança, Vinhais e Segirei, trabalhos de limpeza e a sinalização do troço do caminho desde Quintanilha (Bragança) até Segirei (Chaves), bem como a promoção e divulgação do Caminho Português da Via da Prata. 

Este é mais um projeto implementado pelo Município de Bragança com vista à dinamização económica e turística do território de Bragança, atraindo turistas e peregrinos de todo o mundo. 

Recorde-se que, só no mês de março de 2018, a Oficina do Peregrino, em Santiago de Compostela, recebeu 11.065 peregrinos, oriundos de todo o Mundo, e que percorreram as várias rotas e vias que integram os Caminhos de Santiago, entre as quais a Via da Prata. 

Via da Prata em Bragança
A Via da Prata entra no concelho de Bragança por Quintanilha (a porta Xacobea mais antiga de Portugal), passando por diversas aldeias do concelho e pelo interior da cidadela de Bragança, seguindo, depois, a direção de Vinhais, juntando-se ao caminho Leonês e Via da Prata em Verín (Espanha).

Sem comentários:

Enviar um comentário