sexta-feira, 27 de abril de 2018

Arrancam esta noite os Jogos Nacionais Salesianos

A Cerimónia de abertura está marcada para as 21h00 com o desfile das 14 delegações desde a piscina municipal até ao Parque do Império, em Mirandela.
De hoje até à próxima terça-feira, a cidade de Mirandela vai acolher a 25ª edição dos jogos nacionais salesianos.
A organização, que pertence à Fundação Salesiana, em Mirandela, em parceria com o Município local, estima que o evento vai trazer à cidade cerca de três mil pessoas, entre atletas, acompanhantes e voluntários que vão apoiar na logística. A concretizarem-se as estimativas, serão os jogos mais participados de sempre.
Mas, para o Padre Paulo Pinto, director da Fundação salesiana, em Mirandela, "o importante é que a organização já ganhou a mobilização de todos para o evento. É impressionante, porque ninguém negou qualquer ajuda", diz.

Paulo Pinto explica ainda que "a prática desportiva, a educação para a saúde, a interculturalidade e a educação para os valores do desporto são os objectivos centrais dos Jogos Nacionais Salesianos".
Desportivamente falando, a cidade anfitriã espera obter bons resultados, mas não será fácil bater a delegação do ano passado, que, em Lisboa, conseguiu os melhores resultados de sempre. O Padre Paulo Pinto garante que "ganhar não é a prioridade".
Mas os jogos também se afiguram como "uma janela de oportunidade para a promoção do território, das tradições e da cultura" das cidades anfitriãs. A presidente do Município de Mirandela, Júlia Rodrigues, entende por isso, que o evento "vai ser importante para a promoção do concelho" e nesse sentido a autarquia preparou um pacote de iniciativas para os cinco dias.
Os jogos nacionais salesianos vai juntar jovens de todo o país e de Cabo Verde nas modalidades de futsal, basquetebol, voleibol, Karaté, xadrez, natação e ténis de mesa, que vão acontecer em diversos equipamentos desportivos espalhados pela cidade e pela vila de Torre de Dona Chama.

Esta noite, acontece a cerimónia de abertura, no anfiteatro do Parque do Império, local para onde também está agendada uma missa campal, no domingo de manhã, presidida pelo Bispo de Bragança/Miranda e a cerimónia de encerramento, na próxima segunda-feira à noite.

Os Números

Os atletas, com idades entre os 8 e os 18 anos, inscritos nas sete modalidades, são 1422 a que se juntam 171 treinadores e animadores. A juntar a isto, a organização estima receber cerca de mil familiares dos atletas e conta com 260 voluntários, o que perfaz um número a rondar as 2850 pessoas.
No total, são 14 delegações que vêm do Continente, das ilhas e de Cabo Verde. Dos cerca de 1400 atletas, metade são das casas salesianas de Lisboa e do Estoril, da Madeira vêm mais de 180, enquanto de Cabo Verde chega uma delegação a rondar as duas dezenas de participantes.
A equipa anfitriã, de Mirandela, vai contar com a maior delegação de sempre com 140 participantes.

Quanto às modalidades, o Futsal é claramente a mais participada porque vai contar com cerca de 600 jogadores, divididos por 6 escalões. A seguir vem o Basquetebol com cerca de 400 jogadores, divididos por 6 escalões. A natação terá 195 atletas, divididos por 10 escalões.
No Voleibol, marcam presença 154 jogadores, divididos por 4 escalões, enquanto no xadrez, há a presença confirmada de 41 atletas, distribuídos por 9 escalões.
Finalmente, o Karaté conta com 12 participantes distribuídos por 3 escalões.

Escrito por Terra Quente (CIR)
Foto: Jogos Nacionais Salesianos

Sem comentários:

Enviar um comentário