segunda-feira, 30 de abril de 2018

“Coração”, um espetáculo que pretendeu despertar sentimentos

Ontem celebrou-se o “Dia Mundial da Dança” e o Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros ofereceu a todos os visitantes várias atividades alusivas à dança e ao afeto.
Durante a manhã uma oficina criativa de expressão artística que juntou participantes com idades a partir dos 60 anos.

Já o final da tarde contou com o espetáculo “Coração”, que envolveu música, dança e vídeo e que junta a improvisação durante uma hora em que se pretendem despertar sentidos, considera Paula Pinto, 

Coordenadora do projeto “Compota” e Presidente Da Associação “Sentidos Ilimitados”.

“A principal mensagem talvez seja seguir o coração naquilo que se acredita e naquilo que se quer fazer da vida, ouvir o coração e segui-lo. O projeto é um projeto de improvisação, este espetáculo foi criado em 2017 a partir do encontro de bailarinos, atores, músicos e pessoas de vídeo em torno da palavra coração. Nós não trabalhamos a palavra, ou seja, o sentimento associado ao coração que normalmente é o amor. Quisemos trabalhar a palavra de forma transversal. Algumas pessoas da equipa trouxeram diferentes tipos de materiais, sobre a etimologia da palavra, sobre a parte biológica, o funcionamento do órgão.

Não há dois espetáculos iguais. Tem sequências, secções que podem ser retiradas e podem ser acrescentadas outras. Aqui, fomos à procura das expressões dos Macedenses, sons da Terra, imagens que captámos, que editámos e colocámos no espetáculo. Quando vamos às localidades, retiramos o trabalho que trabalhámos na oficina sénior, muitas pessoas ficaram emocionadas por usar a história delas. Também nos interessa este trabalho com a comunidade.”   


Já o final da tarde contou com o espetáculo “Coração”, que envolveu música, dança e vídeo e que junta a improvisação durante uma hora em que se pretendem despertar sentidos.

Aliada ainda à temática do coração está patente até dia 30 de junho, no Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros a exposição “Vai até onde te leva o coração”, constituída por 20 obras de arte gravadas em serigrafias e águas fortes, de Paula Rêgo, Cruzeiro Seixas, Luís Geraldes, Matilde Marçal, Vando Figueiredo, Branislav Mihajlovic, Manuel Cargaleiro e José Guimarães.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário