terça-feira, 24 de abril de 2018

Macedo de Cavaleiros tem nova aposta para combater o insucesso escolar

O Município de Macedo de Cavaleiro e o Agrupamento de Escolas vão trabalhar em parceria para tentar combater o insucesso escolar em todos os anos letivos.
Trata-se de um projeto que prevê a constituição de uma equipa multidisciplinar para dar apoio aos alunos e famílias sinalizados, como explica Elsa Escobar, Vereadora da Cultura.

“O objetivo primordial é combater o abandono escolar e o insucesso.

No caso do nosso concelho, vamos focar-nos mais no insucesso porque não temos casos flagrantes de abandono escolar.

Este projeto consiste na criação de uma equipa multidisciplinar, constituída por três técnicos que serão contratados através de um concurso para depois poderem dar apoio aos alunos, às famílias e aos próprios professores. Numa primeira fase vão identificar aquilo que está na base do insucesso e tentar colmatar as dificuldades dos alunos, ajudando-os depois a superar os seus problemas.”

A vereadora estima que a equipa comece a ser constituída em junho para que possa já começar a trabalhar no início do próximo ano letivo.

“O nosso objetivo é abrir o concurso para contratar os técnicos no próximo mês (maio) de modo a que em junho eles possam começar a trabalhar com os professores e com o Agrupamento em geral, fazendo um estudo dos alunos que têm maiores problemáticas para depois começarem a pensar nas medidas a aplicar no arranque do próximo ano letivo.

Pretende-se com isto tentar aumentar os índices de sucesso nos próximos dois anos.”

Este projeto resulta de uma candidatura ao Portugal 2020 no âmbito da CIM Terras de Trás os Montes.

E ainda sobre o ensino, Macedo de Cavaleiros vai ter uma Academia Sénior integrada da Rede de Universidades da 3º Idade.

Será a formalização do projeto “Idade Maior, Idade Melhor” já existente no concelho com o objetivo de estimular a atividade na terceira idade, com a diferença que, com esse estatuto, pode abranger uma maior oferta de ensino, avança Elsa Escobar.

“Esse projeto já existente, tem estado a decorrer, e nós agora vamos formalizá-lo e torná-lo em uma academia sénior que cumpra os requisitos legais para integrar a rede de universidades. Com isso podermos ter parcerias com outras universidades e academias, desenvolvendo outras atividades que neste momento não nos são possíveis, como por exemplo uma maior oferta de disciplinas.

Estas ofertas funcionam muito assentes num sistema de voluntariado, a maior parte dos professores são voluntários e qualquer pessoa pode fazê-lo, não será necessário ter uma licenciatura ou formação na área do ensino. Os próprios alunos poderão ser professores ao mesmo tempo.

Penso que as pessoas acima dos 55/60 anos já poderão integrar esta academia.”

Projetos a desenvolver na área do Ensino no concelho de Macedo de Cavaleiros.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário