quinta-feira, 26 de abril de 2018

Miranda do Douro quer acolher laboratório multilinguístico

Miranda do Douro quer ter um Laboratório Multilinguístico e Cultural em parceria com as localidades de outros países com que a cidade transmontana está geminada ou em processo de cooperação.
O desafio passa pela criação de um laboratório para a juventude, dedicado ao apoio nas áreas social, educativa e linguística, que juntará cinco países. “É no fundo criar um laboratório multilinguístico, no concelho de Miranda do Douro, que inclua os processos de geminação em que estamos envolvidos com a Irlanda, Espanha, Roménia e França. A ideia é termos um laboratório social e multicultural para desenvolvermos aqui uma política associada não só à cultura, como à língua e ao contexto de empreendedorismo jovem e termos aqui momentos de reflexão anual sobre estas cidades e parcerias”, destacou Artur Nunes, presidente do município de Miranda do Douro.

Uma das iniciativas do laboratório será receber, durante alguns dias por ano, jovens das cidades com as quais Miranda do Douro está em processo de geminação. O autarca espera que Miranda “seja uma referência na Europa como cidade que se preocupa com o multiculturalismo e que tenhamos este aspecto social ao nível da juventude”. Miranda do Douro está actualmente geminada com Aranda do Douro e Bimenes, em Espanha. A cidade portuguesa está também em processo de geminação com Sligo na Irlanda, com a cidade de Caracal na Roménia e com a localidade de Bezons, em França e recebeu recentemente uma delegação desta cidade francesa.

“Há um ano, fizemos uma visita à cidade de Bezons para iniciar o processo de conversações e ver quais os pontos de encontro num processo de geminação. E este ano, recebemos a visita da delegação de Bezons, que fez questão de vir aqui para conhecer e delinear um conjunto de acções de geminação. Acho que estamos no bom caminho para dar este passo”, destacou.

O maire de Bezons, Dominique Lesparre, explicou que o interesse em estabelecer uma geminação com o município mirandês surge no âmbito da “tradição de trabalho com outras cidades e com outros países”, como Marrocos, Irlanda e Hungria. 

Escrito por Brigantia
Foto: Município de Miranda do Douro
Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário