sábado, 28 de julho de 2018

O DEFEITO DE PENSAR

Por: Humberto Pinho da Silva
(colaborador do "Memórias...e outras coisas..."
Dos meus maiores defeitos – e são tantos! - é a tendência, que tenho de pensar. De não acreditar em tudo que ouço e vejo, sem primeiro refletir e descobrir o porquê.
É defeito nefasto, que acarreta largos dissabores; porque, para se viver em paz connosco e com os outros, o melhor é não pensar.
Tinha colega de trabalho, e amiga, mais velha, que a cada passo asseverava: “ Os chefes não querem cabeças, mas sim pescoços”. E acrescentava com sorridinho de mofa: “ Para pensar lá estão eles; o que querem é braços de trabalho”.
Com as promoções de mérito, concedidas, agora, pelas chefias, pensar e questionar, desagrada, certamente; e corre perigo de ser preterido, quem assim agir.
Dizem que El-Rei D. Manuel de Portugal, tendo que escrever missiva ao Papa, solicitou a D. Luís da Silveira (Conde de Sortilha) que também escrevesse outra minuta, para, depois, escolherem a melhor, para enviarem ao Papa.
Sucedeu que El-Rei, ao confrontá-las, achou que a do Conde era melhor, recusando mostrar a sua.
D. Luís da Silveira, logo avisou os filhos: que buscassem outros meios, para suas vidas, porque o Rei percebera que ele era mais inteligente que Sua Majestade. (Contado por Francisco Rodrigues Lobo, in “ Corte na Aldeia”).
Método, bem antigo, para que o povo não pense (ou julgue que pense, mas não pense,) é entretê-lo. Os romanos, criaram o circo. Os Poderosos da atualidade: o Futebol.
Quando era menino e moço, dizia-se que Salazar alienava o povo, com “ Fátima, Futebol e Fado” – era o Homem dos três “Fs”.
Agora, com é?!
Apesar da maioria dos políticos, declarem-se agnósticos, visitam Fátima e convidam os Bispos para os acompanhar nas inaugurações.
De Futebol, nem é bom falar. Outrora quem queria ver Eusébio jogar, ia à cafetaria ou a casa de amigos. Agora há ecrãs panorâmicos, em quase todas as cidades; e a mass-media só fala de Futebol…
O Fado – que é sentimental e fala à alma, –“ transformou-se” em Festivais de música ensurdecedora, que arrasta adolescentes para ídolos…e sexo.
O sexo, o erotismo – não sendo novidades, – completam agora (como nunca) a narcotização da sociedade, tornando-a apática e imbecil…Completa a degradação: as novelas televisivas, feitas para combater “ preconceitos” e implantar a Nova Moral.
Na sociedade acéfala, o populismo pulula. Antigamente, quem não estava com o Poder era: talassa; depois, foi comunista; com o correr do tempo, foi chamado de fascista; agora é populista.
Talvez eu seja exagerado. Talvez…Talvez haja leitores que detestem o que escrevi. Peço desculpa. Como disse: Tenho o mau costume de pensar. E pensar alto, é grave defeito, mesmo em democracia…


Humberto Pinho da Silva, nasceu em Vila Nova de Gaia, Portugal, a 13 de Novembro de 1944. Frequentou o liceu Alexandre Herculano e o ICP (actual, Instituto Superior de Contabilidade e Administração). Em 1964 publicou, no semanário diocesano de Bragança, o primeiro conto, apadrinhado pelo Prof. Doutor Videira Pires. Tem colaboração espalhada pela imprensa portuguesa, brasileira, alemã, argentina, canadiana e USA.Foi redactor do jornal: “Notícias de Gaia"” e actualmente é o responsável pelo blogue luso-brasileiro: " PAZ".

Sem comentários:

Enviar um comentário