Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 1 de março de 2011

Mogadouro na Rota das Amendoeiras em Flor

Produtos de excelência em exposição e diversas actividades promocionais durante os próximos fins-de-semana
O município de Mogadouro promove a XVIII edição da Feira Franca de Produtos da Terra, uma iniciativa que decorre de 5 e 20 de Março e visa a dinamização turística local, integrada no programa Amendoeiras em Flor 2011.
O certame decorre aos fins-de-semana e apresenta um variado programa de animação cultural e desportivo, para dar a conhecer o tradicional espólio etnográfico e folclórico de Mogadouro, bem como as potencialidades turísticas daquele concelho do Planalto.
Durante o certame, cerca de 30 expositores promovem os produtos típicos da região.
Em simultâneo e aproveitando o fluxo de visitantes que se deslocam a Mogadouro nesta época do ano, a autarquia promove, de 5 a 8 de Março, o V Festival Gastronómico “Sabores de Mogadouro – Bulho com Cascas”, um evento que destaca um dos mais apreciados condimentados pratos típicos do concelho: enchidos acompanhado com cascas (vagens de feijão seco).
Para o vice-presidente da Câmara Municipal de Mogadouro, João Henriques, trata-se de um evento que tem como objectivo “preservar, valorizar e divulgar os produtos agrícolas, ao mesmo tempo que se procura dar a conhecer o município enquanto destino de turismo gastronómico”.
A Feira Franca é uma verdadeira a montra dos produtos da terra e vai ser animada pela Banda de Música dos Bombeiros Voluntários de Mogadouro. Na edição deste ano do certame, que abre as portas no próximo dia 5, os expositores apresentam ao público os mais genuínos produtos regionais, nomeadamente azeite, fumeiro, pão tradicional, graduras (feijão seco com casca), mel e folar, entre outras iguarias típicas.
Passeios pelos trilhos do município de Mogadouro e muita animação na Freira Franca
A par das propostas gastronómicas, estarão também presentes na mostra alguns artesãos, que mostrarão ao vivo o segredo das suas artes ancestrais, tais como a olaria e a cestaria, artesanato em madeira e objectos pintados à mão.
No dia seguinte, inicia-se a IX Prova do Circuito Nacional de Montanha “Trilhos de Mogadouro – Amendoeiras em Flor 2011”, com partida da freguesia de Valverde. A tarde de domingo está reservada à animação musical, com a realização do III Festival de Folclore das Amendoeiras.
As festividades regressam no fim-de-semana seguinte e os desportistas e apreciadores do BTT podem participar na terceira edição do “BTT das Amendoeiras”, que percorrerá alguns dos mais belos trilhos naturais de Mogadouro. Destaque, ainda, para a apresentação do livro “Bruçó, as Memórias Paroquiais de 1747 e 1758 – Notas Históricas e Etnográficas”, da autoria de Antero Neto. A noite vai ser animada com a actuação da banda Tall. No domingo, realiza-se um passeio mototurístico pelo município.
O último fim-de-semana da feira reserva o VI Encontro de Pauliteiros do Concelho de Mogadouro, com a actuação de grupos de Valcerto, Bemposta, Saldanha, Sanhoane e Mogadouro, seguindo-se, à noite, um concerto com a “Orquestra Profetas”, na Avenida Nossa Senhora do Caminho.
Por: Francisco Pinto

Sem comentários:

Enviar um comentário