Joga-se em muitas localidades do Nordeste, mas com mais assiduidade e de forma mais genuína em Freixo de Espada à Cinta (e parte sul do distrito), pois nesta vila só é permitido jogar com moedas de D. Carlos e D. Luís, o que não acontece nas outras localidades.
Terreno:
Liso, de preferência em terra, ao ar livre ou coberto.
Participantes:
O número de jogadores pode variar de dois a oito, jogando-se individualmente ou por equipas, conforme se trate de dois ou mais. Na falta de um elemento para completar a equipa, pode um dos jogadores jogar com duas moedas, correspondendo assim à falta de um parceiro.
Material:
Uma moeda para cada jogador (xx REIS D. Carlos ou D. Luís), uma raia no chão - de comprimento variável (50 a 80 cm) com duas semi-circunferências nas extremidades e o recto (zona de lançamento) a uma distância variável da raia (3 a 5 metros).
Desenvolvimento:
O jogo acaba aos 30 tentos, divididos em 15 maus e 15 bons. Podem ganhar-se 1,2,3,6,9,12 e15 tentos, ou até todo o jogo duma só jogada, conforme a disputa dos jogadores.
Ganha quem colocar a moeda na raia ou mais perto dela.
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
terça-feira, 7 de junho de 2011
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário