A empresa EDP começou em 2008 a construção de uma grande barragem para a geração de electricidade, no último grande rio da Península Ibérica, sem barragens, desde a sua nascente até à foz do Douro.
Várias associações regionais e grupos ambientalistas posicionaram-se contra o projecto, arguindo que este trabalho representa um impacto irreparável em paisagens ecologicamente importantes que são o lar de espécies-bandeira, aves rupícolas anfíbios, invertebrados de água doce, etc.
O projecto foi relatado para a Comissão Europeia por contradizer várias disposições da legislação ambiental europeia, incluindo as directivas sobre as Aves e os habitats pois a região afetada pela barragem faz parte da Rede Natura 2000, nas áreas específicas "Sabor e Maçãs Rios '(SPA e SIC) e "Morais" (SIC) lar de 19 tipos de habitats, 9 espécies e 5 espécies vegetais de interesse comunitário. Entre elas, três tipos de habitats e de espécies animais (Canis lupus), classificados como prioritários. Quanto à ZPE, foi nomeada pela presença de 34 espécies de aves selvagens, incluindo várias espécies de aves de rapina, muitas das quais nidificam nas margens do rio que ficarão submersas pela barragem.
O Vale do Sabor constitui um refúgio ecológico indispensável à fauna local, de onde se pode destacar uma interessante comunidade de aves rupícolas, assim como espécies de mamíferos como o lobo, o corço, o gato-bravo, a toupeira-de-água e a lontra. É também o principal local de desova e alevinagem da comunidade piscícola de uma vasta área, sendo por isso classificado como Zona de Protecção Especial. O valor natural deste território selvagem de beleza inigualável é inestimável e deve ser preservado a todo o custo. A importância deste local insubstituível é indispensável para a conservação da Natureza em Portugal.
Estamos a propor uma descida de dois dias, antes de a barragem fechar por completo e deixar de existir esta maravilha única em Portugal.
Esta descida inclui:
Todo o material técnico, toda a alimentação, 2 almoços 1 jantar, 2 pequenos-almoços, dormida dia 1 em Santulhão em quarto duplo, logística a partir de santulhão, dormida em tenda dia 2, seguro de actividade.
Não Inclui:
Viagem até Santulhão, saco cama para a noite dia 2, qualquer extra não mencionado.
Preço por pessoa: 160,00€
Para te inscreveres tens de enviar; nome completo, numero de B.I. e data de nascimento para manolo1manolo@hotmail.com
As inscrições são até ao dia 27-06-2011
Mais informações: 00351 932592810
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário