Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Douro Internacional: Emparcelamento condiciona a instalação de programa transfronteiriço” Self Prevention

O presidente da freguesia de Vale de Porco, concelho de Mogadouro, considera que a burocracia inerente ao emparcelamento do território está a "condicionar" a instalação de um projecto "emblemático" para a região transfronteiriça, como o " Self Prevention".
"Espanha está mais perto da Europa que nós. Toda a estrutura fundiária está muito mais avançada e não sabemos quando em Portugal poderemos avançar com o processo de emparcelamento, e isso sim, condiciona todo o projeto do lado português", acrescentou o autarca de freguesia.
A preocupação foi dada a conhecer por um grupo de interessados portugueses, hoje, em Miranda do Douro, no decurso da assembleia-geral do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) Duero-Douro, entidade que agrega cerca de duas centenas de entidades portuguesas e espanholas.
O projecto transfronteiriço visa a prevenção de incêndios com recurso à reintrodução de 150 mil cabeças de gado caprino, promovendo ainda o "desenvolvimento económico e rural" das zonas raianas dos distritos da Guarda, Bragança, e das províncias espanholas de Zamora e Salamanca.
Do lado Espanhol foi dado o primeiro passo, para a instalação da primeira exploração de gado caprino. São 200 cabeças de gado que " fiscalizam" uma parcela importante da localidade de Robeleda, situada no extremo sul da província de Salamanca (Espanha).
"O projeto é uma forma de prevenir os incêndios florestais e ao mesmo tempo aproveitar um recurso natural de forma a criar mais-valias económicas em tempo de crise. O terreno é público, nós temos que aproveitar o que temos, sendo isto um duplo benefício para as populações", acrescentou o alcaide espanhol.
Por seu lado, o presidente do AECT, José Luis Pascual disse que o primeiro projeto do lado português poderá arrancar em Vimioso, distrito de Bragança, cuja responsabilidade da instalação da unidade de produção de gado caprino cabe a um particular que já disponibilizou 400 hectares de terreno para o efeito.
Havendo outro investimento previsto para Palaçoulo (Miranda do Douro), os quais estarão a funcionar no primeiro semestre de 2012.
Os responsáveis pelo AECT estimam que em 2012 o " Self Prevention" estará em " velocidade de cruzeiro" em toda a região transfronteiriça" defenderam, hoje, em Miranda do Douro, os promotores da iniciativa.
Os governos português e espanhol "comprometem-se" no início do projeto a assegurar o financiamento 50 por cento do seu valor.
Para além do investimento global de 88 milhões de euros está prevista a criação de 700 postos de trabalho directos.
in:rba.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário