Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Autarca queixa-se de má rentabilização de escola

A escola de Izeda, no concelho de Bragança, está mal rentabilizada.
Quem o diz é a própria presidente de junta de freguesia.
Rosa Pires entende que as crianças das aldeias vizinhas do concelho de Macedo de Cavaleiros deveriam ser deslocadas para a vila.  “Temos aqui o caso de aldeias como Bagueixe em que as crianças são canalizadas para Morais.
Se se fala tanto no bem-estar das crianças porque é que elas não são canalizadas para Izeda?” questiona Rosa Pires, acrescentando que “as crianças de Talhas e Talhinhas vão andar uma hora todos os dias quando têm uma escola a 15 minutos”. “Isto foge a qualquer lógica”, considera.
A autarca não compreende a situação e para contrapor dá até o exemplo da extensão do centro de saúde de Izeda que é utilizada por utentes do concelho de Macedo de Cavaleiros.“Deixaram de lado a questão de ser de Bragança ou de Macedo e todas as pessoas destas aldeias aqui próximas vêm aqui aio centro de saúde”, afirma. “Foi-lhes adstrito um dia, a quinta-feira, e vêm aqui.
É uma questão de rentabilizar recursos existentes”, acrescenta. A vereadora da educação da câmara de Macedo de Cavaleiros explica que se trata de uma opção do município tendo em conta o que se perspectiva para o futuro.“Estamos simplesmente a cumprir na carta educativa aprovada há vários anos”, refere Sílvia Garcia.
“Inicialmente, algumas crianças do nosso concelho eram encaminhadas para a escola de Izeda, mas depois optou-se por transferi-las para Macedo tendo por base uma decisão do conselho municipal de educação”, acrescenta.
Uma situação que não é exclusiva da escola de Izeda, pois no próprio concelho de Macedo há também casos semelhantes.


Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário