Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Providência cautelar dá entrada amanhã no tribunal


Os autarcas transmontanos entregam amanhã no Tribunal Administrativo e Fiscal de Mirandela uma providência cautelar para tentar impedir a retirada do helicóptero do INEM de Macedo de Cavaleiros.
O meio aéreo de emergência deverá ser deslocado para Vila Real dentro de um mês.  O documento de 58 páginas que vai dar entrada no tribunal alega a violação dos protocolos assinados em 2007 entre as câmaras municipais e o Ministério da Saúde, que disponibilizava o helicóptero como contrapartida ao encerramento nocturno dos SAP’s.“Baseamo-nos nos protocolos assinados em 2007 com o Ministério da Saúde em que se prevê a colocação do helicóptero em Macedo de Cavaleiros. 
Queremos fazer cumprir esses protocolos”, refere o presidente da câmara de Torre de Moncorvo que está a liderar este processo. “À época o ministério reunia com os autarcas, embora às vezes não concordássemos com as decisões, mas o que é certo é que fomos ouvidos e no actual Governo os autarcas não são ouvidos e estão a ser violados acordos anteriores”, acrescenta.
Aires Ferreira salienta que o helicóptero do INEM é um meio fundamental para a emergência médica no distrito de Bragança.“Tem-se provado frequentemente”, afirma. “Não deve haver concelho nenhum que não tenha um exemplo de alguém cuja vida foi salva por essa via de emergência”, realça, acrescentando que “o essencial é a proximidade à ocorrência e não a proximidade a um local de destino”, pois “o argumento de que fica melhor em Vila Real porque tem uma urgência polivalente é perfeitamente disparatado”, considera Aires Ferreira.
A providência cautelar vai ser entregue amanhã às 14h30 e os autarcas esperam que, até ao final do Setembro, o Tribunal Administrativo e Fiscal de Mirandela decida favoravelmente.
De salientar que antes da entrega desta acção, o presidente da câmara de Moncorvo vai reunir-se com o director regional do Norte do INEM.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário